Centenário de José Saramago é comemorado com curso online

Compartilhar

Facebook
WhatsApp

Um dos maiores nomes da literatura em língua portuguesa, José Saramago é tema de um novo curso do Solar do Rosário em novembro. O professor Rogério Camargo resgata a carreira do escritor português, valorizando sua trajetória e estilo próprios, que garantiram a ele o Nobel de Literatura. O curso 100 Anos de José Saramago acontece durante quatro quartas-feiras seguidas, entre  1o a 29 de novembro, sempre às 19h, e já tem inscrições abertas na secretaria do Solar do Rosário.

As aulas serão divididas em blocos, começando com a figura do autor. O professor destaca as principais obras e o estilo de Saramago. Depois, ensina os fundamentos do romance saramaguiano e discute a atualidade dos textos. Segue então com leituras selecionadas e comentadas de crônicas e contos. A turma ainda escolhe um livro para ser lido e debatido ao final do curso. Quem ainda não leu Saramago também pode aproveitar, assim como os grandes fãs do autor. “A ideia é justamente oferecer chaves de leitura para a obra como um todo. É um curso aberto tanto para quem já conhece a obra e quer se aprofundar, quanto para aqueles que nunca leram e gostariam de saber como começar”, o professor comenta.

O professor destacará nas aulas tanto o estilo de escrita que consagrou o escritor quanto os temas que mais se destacam nas obras. “Saramago é um escritor que vai fundo nos dilemas humanos. O olhar do narrador se torna o nosso olhar para as coisas do mundo. Sempre atento aos detalhes, ele nos ajuda a ver o que não tínhamos reparado antes”, opina Camargo. Entram nas temáticas desde história e religião até poder, política e a própria natureza da literatura.

Nascido em 16 de novembro de 1922, José Saramago é considerado um dos maiores autores de língua portuguesa no mundo. Desde o primeiro livro (“Terra do Pecado”, de 1947) até seus grandes ícones como “O Evangelho Segundo Jesus Cristo” e “Ensaio Sobre a Cegueira” o escritor português desenvolveu um estilo próprio com diversas referências. “É o olhar sobre questões centrais da humanidade, como a vida em sociedade, as relações de poder, a construção da história, o trato com a religião etc.”, explica Camargo. “Tudo isso a partir de um estilo único de narrar, numa mescla de discurso direto e indireto, marcada por um jeito muito próprio de pontuar o texto”.

Mestre e Doutor em Letras pela Universidade Federal do Paraná, Rogério Camargo atua como professor de Literatura, Língua Portuguesa e Comunicação. Já ministrou outros cursos no solar do Rosário, por exemplo “Como e Por Que Ler Carlos Drummond de Andrade”.

Curso 100 Anos de José Saramago no Solar do Rosário

Quatro aulas online transmitidas ao vivo

Dias: 1, 8, 22 e 29 de novembro – terças-feiras

Horário: das 19h às 21h30

Investimento: R$ 210

Informações: Secretaria do Solar do Rosário (41) 98803-8089 ou (41) 98803-4634

Mais em: www.solardorosario.com.br/cursos/100-anos-de-jose-saramago-novembro-de-2022/

Compartilhar

Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário