Festival Subtropikal retorna a Curitiba em outubro com shows inéditos

Compartilhar

Facebook
WhatsApp

Banda mineira Lamparina estreia na cidade com festa na icônica Ópera de Arame

 O Festival de Criatividade Subtropikal está de volta e, nesta retomada, traz shows musicais inéditos para Curitiba. O evento acontece entre os dias 11 e 15 de outubro com programação intensa e muitas novidades ao público. A primeira delas é a festa: a tradicional comemoração de encerramento do Subtropikal (que já teve nomes como BaianaSystem, Flora Matos, Rico Dalasam, Heavy Baile e Luedji Luna) muda de lugar no calendário de 2022 e se transforma numa grande celebração de abertura do festival.

A festa será realizada na noite de 11 de outubro, véspera de feriado, na Ópera de Arame. A banda mineira Lamparina toca pela primeira vez em Curitiba. DiMelo, ícone do samba-funk-soul brasileiro dos anos 70, retorna aos palcos do sul, e a banda curitibana Cidrais faz seu aguardado show de lançamento do primeiro álbum com convidados muito especiais a confirmar. Como é tradição, DJs locais e de todo o país também embalam a festa: os talentos curitibanos Claudia Bukowski e Gil Preto, da Brasilidades, se alternam com Dani Souto e a paulistana Due. Os ingressos para a festa, produzida pelo festival em conjunto com a produtora Planeta Brasil Entretenimento, já estão à venda na plataforma Sympla.

Entre os dias 12 e 15 de outubro, diversas outras atividades focadas em encontros e conexões offline acontecem espalhadas pela cidade – palestras, workshops e debates. A programação completa do festival será divulgada em breve.

Campanha A VOAR tem identidade visual cocriada por artistas curitibanos

O retorno do festival conta com uma campanha de comunicação especialmente pensada no momento atual. Intitulada “A Voar”, ela utiliza obras de arte com pássaros representativos das faunas dos locais em que o evento vai acontecer. Um convite à liberdade – urgente nos tempos atuais – com o objetivo de instigar o público a alçar vôos e desfrutar este verdadeiro recomeço, ocupando espaços que ficaram por tanto tempo vazios.

As aves são artes criadas pela artista Laura Dalla, que através do projeto Leveza já bordou dezenas de pássaros brasileiros em folhas de árvores nativas. Para o Subtropikal, o Martim Pescador foi bordado para a comunicação do evento de Florianópolis, a Gralha Azul para o evento de Curitiba e a Garça para um novo destino do festival em 2022: a Serra do Mar. “Minha intenção com o Leveza Art é representar a beleza da avifauna brasileira. Temos mais de 1900 espécies de aves no Brasil, dessas já bordei mais de 80. Ainda há muitas espécies que pretendo conhecer melhor e retratar em meus bordados”, diz Laura.

Aos pássaros foram somados elementos gráficos e cores pelo artista visual e designer Gustavo Francesconi, que desenvolveu a campanha. “A ideia foi enaltecer o trabalho feito pela Laura com os pássaros. As cores das aves contrastam com as cores das folhas, e o gradiente dá uma ideia de energia e expansão, deixando a comunicação muito objetiva e sua mensagem ainda mais clara”.

Sobre o Subtropikal

O Subtropikal é um festival de criatividade que nasceu em 2016, em Curitiba, e que desde 2018 também realiza eventos em Florianópolis (SC). Com formato mutante a cada edição, seu objetivo é proporcionar encontros entre pessoas, ideias e lugares através de instalações, feiras criativas, debates, palestras e festas.

O evento ocupou casarões históricos e espaços emblemáticos como o Cine Passeio e a Ópera de Arame (Curitiba), e o Museu da Escola Catarinense (Florianópolis). Em seus palcos já se apresentaram artistas como BaianaSystem, Luedji Luna, Flora Matos, Rael, Rico Dalasam, Heavy Baile, Selvagem, Badsista e Forró Red Light. Criadores como Janete Anderman, André Carvalhal e Facundo Guerra foram alguns dos convidados a compartilhar experiências com o público ao longo das edições do festival.

Em 2020, em meio à pandemia, o festival apresentou  a Maratona Subtropikal, um dos primeiros eventos híbridos do país, proporcionando aos participantes uma jornada de experiências inédita, encontros virtuais e muitas conexões afetivas. A primeira edição da temporada de 2022 do Subtropikal foi em Floripa, em fevereiro, e teve uma apresentação histórica dos artistas OSGEMEOS (faceta musical dos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo, artistas reconhecidos mundialmente por suas obras de graffiti) que se apresentaram numa festa gratuita – Sounds In Da City – no Campeche. O evento deixou ainda um legado criativo para a ilha: um mural pintado pela artista visual Rafaela Faustini.

Serviço:

Lamparina/Di Melo/Cidrais – Festa de abertura do Festival Subtropikal Curitiba 2022

  • Quando: 11 de outubro de 2022
  • Onde: Ópera de Arame
  • Artistas:

Bandas:  Lamparina/Di Melo/Cidrais

DJs: Claudia Bukowski/Dani Souto/DUE/Gil Preto

Compartilhar

Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário