Grande programação de música clássica celebra os 150 anos da imigração polonesa em Curitiba

Compartilhar

Facebook
WhatsApp

A música vai unir a Polônia ao Brasil em quatro concertos de 28 de outubro a 11 de novembro. Músicos excepcionais dos dois países se juntam nos palcos para celebrar os 150 anos da imigração polonesa em Curitiba. Com direção artística do maestro Norton Morozowicz, o projeto Laços Brasil Polônia, acontece no Teatro Regina Casillo e os ingressos são gratuitos, os convites podem ser reservados via 3225-6232.

Com a música como ponto de partida, a conexão entre os países é refletida em toda a programação, como os solistas internacionais convidados e o repertório dos quatro concertos que demonstram a qualidade musical de compositores poloneses e de brasileiros de origem polonesa.

Virtuoso músico, referência na cena cultural de Curitiba, Norton se orgulha de sua descendência polonesa. “Por meio da música queremos estreitar os laços para preservar costumes e tradições, e com isso enfatizar a contribuição da imigração polonesa para o desenvolvimento cultural e econômico do Brasil”, comentou o maestro que também é irmão de Henrique de Curitiba (1934-2008), um dos compositores que poderão ser apreciados nos concertos.

Além de Henrique, também são recorrentes nos programas os compositores, Fryderyck Chopin (1810 – 1849), Krzysztof Penderecki (1933-2020) e Karol Szymanowski (1882-1937).

Convidados internacionais engrandecem as comemorações. Integram o Laços Brasil Polônia, o curitibano Gustavo Surgik, atualmente co-spalla da Orquestra do Teatro de Stuttgart, na Alemanha, spalla da Orquestra do Festival de Ludwigsburg e também da Orquestra Sinfônica de Heilbronn.

E o excepcional pianista Polonês, Rafael Luszczewski, será solista em três concertos. Entre suas conquistas, o músico desde 2001, está registrado como um Steinway Artist na lista dos maiores pianistas do mundo – “Steinway & Sons Artists’ Roster” em Nova Iorque.

Antes das apresentações, serão realizadas breves palestras ministradas por convidados, que irão explanar sobre o Programa, compositores e contexto histórico para melhor apreciação das obras. Estão confirmados o professor Maurício Mazur e a Consul Geral da República da Polônia em Curitiba, a Sra. Marta Olkowska.

“A música é a alma dos poloneses. Nomes importantíssimos para a cultura da cidade vieram dessa ligação e fizeram o elo para a continuidade de gerações. Agora vamos preservar essa história e criar potencial para o futuro”, concluiu Morozowicz.

Apresentação do concerto Réquiem de Mozart pela Camerata Antiqua de Curitiba, em homenagem aos 165 anos do Cemitério São Francisco de Paula, no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe. Curitiba, 03/11/2019. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Programação
Abre as celebrações um concerto camerístico com solos de piano, violino e violoncelo, na quinta-feira (28/10), às 20h. O violinista internacional, Gustavo Surgik e a violoncelista, Ana Helena Surgik, dividirão o palco com as notáveis pianistas Glacy Antunes de Oliveira e Clenice Ortigara.

Na programação um concerto em Brusque, da Orquestra Sinfonia Brasil, criada sob a chancela da Associação Música & Cena Brasil, homenageia a primeira cidade em que a comunidade polonesa se fixou. Em 1869, se estabeleceu na região sul do país, primeiramente em Brusque, Santa Catarina, transferiu-se, em 1871, para Pilarzinho, no Paraná.

O concerto acontece no dia 6 de novembro, na Igreja Matriz São Luiz Gonzaga e no dia 7, será reapresentado no novo espaço camerístico de Curitiba, no Teatro Regina Casillo.

O renomado pianista polonês, Rafael Luszczewski encerra a programação com o Recital Chopin, no dia comemorativo da Data da Independência da Polônia, 11 de novembro. Também conhecido como um Montblanc Artist, por sua gravação pela empresa Montblanc, exclusivamente para Homenagem a Frederic Chopin no 150º aniversário da morte de Chopin.



Concertos sociais
Assim como a tradição polonesa valoriza as crianças, o Projeto Laços Brasil Polônia está realizando apresentações no Hospital Pequeno Príncipe. São oito visitas ao todo, levando alegria e esperança às crianças e familiares atendidos pelo hospital, que é eleito um dos melhores pediátricos do mundo em um ranking elaborado pela revista norte-americana Newsweek.

Este projeto, aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura através da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, tem como instituição beneficiada o Hospital Pequeno Príncipe.

Serviço:
ENTRADA GRATUITA
Os convites podem ser reservados via 3225-6232
O estacionamento do Teatro estará disponível para o público.

Concerto de Câmara
Data: 
Quinta-feira (28/10), 20h
Teatro Regina Casillo (R. Lourenço Pinto, 500 – Centro, Curitiba – PR)
Palestras Pré Concerto, às 19h
Prof. Maurício Mazur

Concerto Orquestra Sinfônica Brasil
Brusque –  06 de novembro, 18h
Auditório da Igreja Matriz São Luiz Gonzaga

Curitiba – 07 de novembro de 2021, 18h
Teatro Regina Casillo (R. Lourenço Pinto, 500 – Centro, Curitiba – PR)
Palestras Pré Concerto

Concerto comemorativo da Data da Independência da Polônia
Pianista Rafael Luszczewski
Data: 11 de novembro, 20h
Teatro Regina Casillo (R. Lourenço Pinto, 500 – Centro, Curitiba – PR)
Palestra Pré Concerto, às 19h
Sra. Marta Olkowska   –  Consul Geral da República da Polônia em Curitiba

Compartilhar

Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário