THE OCEAN RACE – Dia de abertura traz desafios

Compartilhar

Facebook
WhatsApp

 

Ambas as frotas enfrentam condições extremas ao se aproximarem de Gibraltar. Largada da 1ª Etapa – Team Malizia na Ocean Race – Alicante Stopover

© Ricardo Pinto / Team Malizia

 

15/01/23 – Alicante (ESP) – Team Malizia at The Ocean Race – Alicante stopover – Leg 1 Start

A abertura 24 horas tem sido desafiadora, mas não inesperada. Depois de passar por um período de silêncio durante a noite, durante o qual ambas as frotas se coordenaram, a previsão se concretizou com ventos fortes e grandes mares varrendo o Mar de Alboran.

Na frota IMOCA, depois de uma prestação impressionantemente dominante da Biotherm (FRA), a equipa de Paul Meilhat viu-se presa a ventos muito fracos, incapazes de acompanhar os concorrentes que tinham feito percursos alternativos.

Pela manhã, a 11th Hour Racing Team liderava o pelotão enquanto a equipe de Charlie Enright abraçava a costa espanhola para se manter na água mais calma.

15 January 2023, Leg 1 onboard WindWhisper Racing Team: Liz Wardley

“Como costuma acontecer (no primeiro dia), não foi nada direto”, disse Simon Fisher, da 11th Hour Racing Team.

Assista ao vídeo da 11th Hour Racing Team aqui

 

“Várias transições, muitas mudanças de vela, mas saímos em boa forma, lideramos a frota e estamos sob pressão.”

E com o aumento da pressão do vento, as condições estavam se tornando extremas. De volta ao controle da corrida em Alicante, onde todos os dados dos competidores são monitorados e registrados 24 horas por dia, a equipe de bandeira americana e Holcim PRB (SUI) de Kevin Escoffier estavam navegando contra o vento a 14 nós em 40 nós de vento.

Assista ao vídeo do Team Holcim-PRB aqui

Pouco antes de começar a etapa, o membro da equipe do Holcim PRB, Sam Goodchild, descreveu sua abordagem para a primeira etapa.

“Nosso mantra é definitivamente mantê-lo simples”, disse ele. “Embora todos tenhamos navegado separadamente, nós quatro só navegamos juntos como tripulação neste barco três vezes antes da primeira etapa, então há uma boa razão para simplificar. Também vamos observar as outras equipes, o que estão fazendo e qual é o desempenho delas. Não vamos nos amarrar tentando persegui-los e tentando cobrir todos os outros, porque na primeira mão, realmente não sabemos onde estamos sentados.

15 January 2023, Leg 1 onboard Mirpuri Foundation Racing Team

Para o Viva México (MEX), a equipe sofreu um rasgo na vela mestra, forçando-os a adiar a regata e seguir para Almeria, onde procuravam consertar ou substituir a vela danificada.

“Isso nos coloca em uma situação difícil porque no momento não podemos consertar aqui e estamos analisando nossas opções”, disse o capitão Erik Brockmann. “Estávamos realmente tentando sair de Gibraltar o mais rápido possível porque o tempo piora mais tarde e esse atraso de seis a oito horas nos coloca em uma situação mais difícil. O bom é que todos estão seguros e o barco está bom.”

Enquanto a maior parte da frota do VO65 permanecia perto da costa espanhola em um esforço para permanecer em águas mais calmas, o Ambersail 2 optou por pegar um flyer da frota quando a brisa estava fraca e cruzar o Mediterrâneo, presumivelmente para evitar ficar preso em ventos fracos. para o norte. Sua aposta os levou perto da costa norte-africana, mas quando viraram para o porto para voltar, a brisa mudou, colocando-os do lado errado da mudança. Enquanto voltavam para o norte, seu panfleto não parecia ter valido a pena. A rota deles também os levou pela parte mais ventosa do Mediterrâneo, agora eles estavam comprometidos com mais.

15 January 2023, Leg 1 onboard GUYOT environnement – Team Europe

 

Classificações às 16:00 GMT – 16 de janeiro de 2023

IMOCA

  1. 11th Hour Racing Team, 1652 milhas para terminar
  2. Team Holcim-PRB, 2,3 milhas para o líder
  3. Ambiente GUYOT – Team Europe, 18,1 milhas para o líder
  4. Team Malizia, 20,4 milhas para o líder
  5. Biotherm, 24,9 milhas para o líder

 

VO65

  1. Ambersail 2, 1665 milhas para o líder
  2. WindWhisper Racing, 1,6 milhas para o líder
  3. Mirpuri Foundation Race Team, 1,6 milhas para terminar
  4. Team JAJO, 6,7 milhas para o líder
  5. Austrian Ocean Race – Team Genova, 7,4 milhas para o líder
  6. Viva México, corrida suspensa, 38 milhas para o líder

 

Todas as atualizações estão disponíveis em www.theoceanrace.com

 

Compartilhar

Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário