Em parceria com os Smurfs, Bodebrown lança bebida funcional sem álcool

Em parceria com os Smurfs, Bodebrown lança bebida funcional sem álcoo A premiada cervejaria artesanal curitibana Bodebrown lança neste sábado (27/6) sua primeira bebida funcional sem álcool. Batizada de Smurfs Dr Samuel, a novidade foi criada em parceria com o estúdio belga responsável pelos simpáticos personagens azuis dos quadrinhos e da televisão. Voltada à promoção da saúde em todas as idades, a novidade possui 21% de suco natural, é enriquecida com oito vitaminas e foi formulada para auxiliar na cognição e fortalecer a imunidade. O lançamento acontecerá dentro do evento Growler Day, na fábrica, no Hauer, das 9h às 18h, com entrada franca. A programação especial celebra o Dia Mundial dos Smurfs, com atividades inspiradas nos personagens criados pelo cartunista belga Peyo, pseudônimo de Pierre Culliford. Aparecendo pela primeira vez em 1958 nas histórias em quadrinhos, os Smurfs se transformaram em um fenômeno da cultura pop a partir da década de 1980, impulsionados pela série de desenhos animados exibida na televisão. Uma Vila dos Smurfs será montada na fábrica da Bodebrown para uma corrida de orientação e outros jogos e brincadeiras temáticas também completam as atrações, além de uma oficina de basebol apresentada pelo Clube Nikkei Curitiba – o esporte é um dos praticados pelos Smurfs em suas histórias. O evento também terá dois shows de rock, com as bandas Backstage (14h) e Bon Jovi Cover (16h), gastronomia no Bistrô Bodebrown e mais de 40 rótulos de cervejas nos formatos de chope, growlers PET, garrafa e latas. SMURFS: O LANÇAMENTO Reconhecida internacionalmente pela inovação no mercado de bebidas artesanais, a Bodebrown amplia suas fronteiras criativas com a Smurfs Dr Samuel. O lançamento marca a entrada da empresa no segmento de bebidas funcionais não alcoólicas, voltadas ao público de todas as idades, de crianças a adultos. A receita combina 21% de suco natural de frutas, tendo como base mirtilo (blueberry) e maçã. A composição se destaca por ser totalmente vegana, sem glúten, com aromas 100% naturais e sem adição de açúcares, aproveitando apenas o dulçor naturalmente presente nas frutas. Para potencializar seus benefícios nutricionais, a fórmula foi enriquecida com um complexo de vitaminas (C, D, E, B1, B6, B9 e B12), além de zinco e extrato de lúpulo. Levemente gaseificada, a bebida busca unir valor nutricional e apelo lúdico, como explica seu criador, Samuel Cavalcanti, CEO, químico e cervejeiro da Bodebrown. “Nossa inspiração foi a chamada ´fome oculta´, que é a carência de vitaminas e minerais no organismo que atinge principalmente as crianças. No Brasil, estima-se que cerca de 40% dos pequenos sofram com o problema, o que compromete diretamente o crescimento físico e o desempenho escolar”, conta Samuel. “A partir desse quadro preocupante, desenvolvemos uma bebida rica em vitaminas que também fosse divertida e atrativa para o universo infantil. Mas ela pode ser apreciada também por adultos e idosos, que também precisam desses nutrientes”. Samuel relembra que a Bodebrown já tem criações colaborativas de sucesso com a banda Iron Maiden e com o personagem Popeye. “Agora trazemos mais uma inovação, que reforça nossa tradição em trabalhar junto com grandes marcas e histórias internacionais”. Apresentada em latas de 350 ml, a bebida custa R$ 10. Estará disponível no evento e também na loja online da Bodebrown. www.loja.bodebrown.com.br Growler Day da Bodebrown – Lançamento Smurfs Dr Samuel Quando: sábado (dia 27/6), das 9h às 18h Endereço: fábrica da Bodebrown – Rua Carlos de Laet, 1015 – Hauer, Curitiba (PR) Entrada: franca Informações: (41) 3082-6354 Loja virtual: loja.bodebrown.com.br Instagram: www.instagram.com/bodebrown Loja no Instagram: www.instagram.com/mundo.bodebrown
Casal brasileiro percorre a histórica Rota da Seda de moto em viagem entre Portugal e China

Sérgio e Dani Moro pretendem rodar cerca de 40 mil quilômetros por países da Europa e da Ásia Central, resgatando histórias, culturas e conexões que moldaram a humanidade Algumas viagens nascem do desejo de conhecer novos destinos. Outras surgem da vontade de revisitar a história. Foi dessa combinação que nasceu o projeto “Um Viageiro – Rota da Seda de moto: do passado milenar à estrada de hoje”, idealizado pelo casal brasileiro Sérgio e Dani Moro, que embarcou em uma jornada de aproximadamente seis meses para recriar, sobre duas rodas, um dos percursos mais simbólicos da história da humanidade. Partindo de Lisboa, em Portugal, e tendo a China como destino final, o casal prevê cerca de 40 mil quilômetros percorridos por países da Europa e da Ásia Central. O roteiro inclui, entre outros destinos, Espanha, Itália, Eslovênia, Sérvia, Romênia, Bulgária, Turquia, Geórgia, Rússia, Cazaquistão, Uzbequistão, Quirguistão e Mongólia. O percurso poderá sofrer ajustes em função de questões geopolíticas e burocráticas encontradas ao longo do caminho. Muito além do turismo Mais do que uma aventura de longa distância, a proposta é revisitar a antiga Rota da Seda, rede de caminhos comerciais que, durante séculos, conectou Oriente e Ocidente. “Foi através da Rota da Seda que Oriente e Ocidente começaram a trocar mercadorias, conhecimento, culturas e ideais. Refazer esse caminho é uma forma de compreender como essas conexões ajudaram a moldar o mundo em que vivemos hoje”, afirma Dani. Para o casal, a viagem representa uma oportunidade de explorar uma das regiões menos visitadas do planeta, marcada por desertos, cordilheiras, cidades históricas e tradições preservadas ao longo dos séculos. “Queremos percorrer os caminhos dos antigos exploradores que desafiaram fronteiras há milhares de anos. Mais do que chegar ao destino final, queremos viver cada etapa da jornada e contar as histórias que encontrarmos pelo caminho”, destaca Sérgio. Reinvenção sobre duas rodas A paixão por viagens levou Dani e Sérgio a transformarem a própria vida depois dos 50 anos. Desde então, o casal passou a percorrer o mundo a bordo de sua motocicleta Harley-Davidson, carinhosamente batizada de “Olívia”. “Começar essa aventura em Portugal tem um significado especial. Foi daqui que partiram alguns dos maiores navegadores da história. Acreditamos que estamos dando continuidade a esse espírito de descoberta, mas agora sobre duas rodas”, ressalta Dani. Ao longo da viagem, o casal produzirá conteúdo sobre turismo, história, cultura e comportamento, compartilhando experiências, curiosidades e encontros vividos ao longo do trajeto. A proposta é mostrar que viajar também é uma forma de escuta, aprendizado e conexão com diferentes povos e realidades. Apoio ao projeto A Nutrimental apoia o projeto “Um Viageiro – Rota da Seda” com aporte financeiro, incluindo a aquisição da câmera GoPro utilizada para registrar a jornada, além do fornecimento de produtos alimentícios. A empresa também realizou uma remessa de produtos diretamente para Portugal. Entre os destaques está um alimento desenvolvido especialmente para a viagem. São porções individuais de purê de batatas em flocos enriquecido com proteínas, da marca Nutry, pensado para atender às necessidades nutricionais do casal durante os meses na estrada. Não é a primeira vez que a Nutrimental apoia aventuras ousadas. Foi assim com Amyr Klink, em 1984 (na pioneira travessia do Atlântico em um barco a remo) e 1989 (quando Klink ficou sete meses totalmente isolado na Antártica, com o barco preso no gelo). Foi assim também com outros caçadores de adrenalina, como o alpinista Waldemar Niclevicz e suas montanhas íngremes, e os pilotos de motocicleta Klever Kolberg e André Azevedo (Rally Paris-Dakar), entre outros atletas e desbravadores apoiados pela empresa. Quando Sérgio Tarcitano e Dani Moro dividiram seus planos com a equipe de marketing da Nutrimental, a adesão da empresa foi praticamente automática, sendo apenas uma questão de planejar o melhor formato de apoio. “Assim que tomamos conhecimento dos planos, já os convidamos para uma conversa e fomos estudar juntos a melhor maneira de apoiá-los. Porque, no fundo, isso faz parte do nosso DNA: se você tem (ou ainda terá) uma boa história para contar, Nutry vai com você”, comenta Ricardo Schrappe, gerente de Comunicação da Nutrimental. A Nutrimental enviou barras Nutry e também um produto que ainda não é comercializado pela marca, desenvolvido especialmente para a aventura do casal: o purê de batatas instantâneo com adição de proteína. “O mix preparado pelo laboratório de Desenvolvimento e Inovação da Nutrimental contém 14g de proteína por porção, e une nutrição e praticidade à economia de espaço na moto”, explica Robson Paes, gerente da unidade de Food Solutions da empresa. Sobre a Nutrimental Fundada em 1968, a Nutrimental é uma empresa brasileira de alimentos e nutrição com atuação nas frentes de consumo, food solutions, exportação e e-commerce. A companhia opera duas plantas industriais, no Paraná e em Minas Gerais, e mantém escritório comercial em São Paulo, com presença em mais de 90 mil pontos de venda no país e exportações para mais de 30 países. Com certificações ISO 9001 e APPCC, a Nutrimental oferece um portfólio diversificado que inclui cereais infantis, ingredientes para a indústria, soluções para food service e barras nutricionais da marca Nutry, líder em vendas e lembrança de marca no segmento. Alinhada às melhores práticas de ESG, a empresa desenvolve iniciativas nas dimensões ambiental, social e de governança, reforçando seu compromisso com inovação, qualidade e sustentabilidade.
Fenômeno da cena eletrônica brasileira, Carmelos é atração confirmada no LENDAA 2026, em Morretes

Artista que conquistou o público com sets que misturam house, disco e grooves contemporâneos integra line-up da quinta edição do festival, que acontece em agosto na Mata Atlântica paranaense Um dos nomes mais comentados da nova geração da música eletrônica brasileira está confirmado no LENDAA – Chapter V. O DJ e produtor Carmelos integra a programação da quinta edição do festival, que acontece nos dias 21 e 22 de agosto, no Santuário Nhundiaquara, em Morretes (PR), e promete reunir artistas nacionais e internacionais em uma experiência imersiva que une música, natureza e sustentabilidade. Com uma identidade sonora marcada pela mistura de house music, disco, grooves orgânicos e influências contemporâneas, Carmelos vem conquistando espaço em alguns dos principais eventos e pistas do país. Sua capacidade de construir apresentações cheias de personalidade e conexão com o público transformou o artista em um dos destaques da cena eletrônica brasileira, especialmente entre os apreciadores de sonoridades mais sofisticadas e experiências musicais voltadas à pista. A participação no LENDAA reforça a proposta do festival de reunir artistas que representam diferentes vertentes da música eletrônica contemporânea, criando uma jornada sonora diversa e conectada ao ambiente natural onde o evento acontece. Realizado em uma área com mais de 400 hectares de Mata Atlântica preservada, o LENDAA se consolidou como um dos festivais mais inovadores do país ao combinar apresentações musicais com experiências de imersão na natureza, incluindo trilhas, cachoeiras, atividades de bem-estar e iniciativas voltadas à sustentabilidade. Além de Carmelos, o line-up da edição 2026 reúne nomes de destaque da cena nacional e internacional. Entre eles está o alemão D-Nox, referência mundial do progressive house e um dos artistas mais respeitados do gênero; o francês Sébastien Léger, conhecido por suas produções melódicas e apresentações envolventes; e o israelense Dor Danino, um dos talentos em ascensão da cena eletrônica global. A programação também contará com apresentações de JACKSON, artista brasileiro que já passou por eventos como Tomorrowland, Hï Ibiza e Street Parade; além de Dora Furlan, Felipe Poeta, Pa & Thibes, Riche, Unfazed e Yumi Project, completando uma curadoria que busca equilibrar talentos consagrados e novas referências da música eletrônica. Mais do que um festival, o LENDAA propõe uma experiência de desconexão da rotina e reconexão com a natureza. Em sua quinta edição, o evento também promove a campanha “No Phones on the Dancefloor”, que incentiva o público a viver a música de forma mais presente e autêntica, valorizando as conexões humanas e as memórias construídas longe das telas. A quinta edição do LENDAA acontece nos dias 21 e 22 de agosto, no Santuário Nhundiaquara, em Morretes (PR). Os ingressos são limitadíssimos e estão disponíveis via plataforma Meaple (https://meaple.com.br/planeta-brasil/lendaa-v). Para mais informações, siga o perfil oficial do festival no Instagram: @seja.lendaa.
Lia Kapp anuncia lançamento de single de seu novo disco de estúdio

Em “Burn This House Down”, a artista curitibana levanta questionamentos sobre a formação de nossas personalidades e a maneira como nos enxergamos No dia 5 de agosto, a cantora e compositora curitibana Lia Kapp lança o novo single “Burn This House Down”, a segunda prévia de seu próximo álbum de estúdio. Com uma letra que questiona quais partes de nossa personalidade são nossas e quais são definidas pelo olhar do outro, o single busca encorajar o ouvinte a reagir àqueles que buscam nos colocar em lugares que não queremos estar: sejam eles instituições como a religião organizada e o machismo estrutural, ou indivíduos que influenciam a maneira como nos enxergamos. O primeiro single do vindouro trabalho foi “Black Mamba”, acompanhado por um videoclipe forte e visceral, como costuma ser a obra da artista, que tem mais de uma década de estrada. Lia Kapp é conhecida por transformar a escuridão que existe dentro de si mesma em criação artística. A musicista curitibana começou a compor sozinha aos 17 anos, e tem em sua discografia os EPs Conflito, de 2015, e Jupiter, de 2019; e o álbum Metamorphösis, de 2018. O último lançamento até o momento, “Black Mamba” veio acompanhado de um videoclipe inspirado em um desenho de cobra feito por ela cinco anos antes do lançamento. A cada trabalho, a artista amadureceu sua sonoridade e atmosfera, adicionando à equação a performance teatral no palco, e isto se reflete no próximo single, “Burn This House Down”. Ao vivo, suas apresentações contam também conta com Celso Chane (guitarra), Erich Zimmermann (teclas, baixo, guitarra), Karo Schle (baixo, teclas) e Raul Bochnia (bateria), junção que rendeu aos músicos o quarto lugar no FestBandas Cwb 2025. Lia, além dos vocais, é responsável também pelas guitarras de algumas faixas da setlist. No dia 11 de julho, Lia Kapp se apresenta no Festival Sem Assédio, no Janaíno Vegan, na região central da capital paranaense. Siga Lia Kapp nas redes sociais: Instagram: https://www.instagram.com/liakapp/ Spotify: https://open.spotify.com/artist/2RKIMwVGpIFqLFL9eedOMO YouTube: https://www.youtube.com/@LiaKapp Foto: Natasha Durski
Almoço com bola: 4 opções para comer, beber e ver a Seleção na segunda-feira

Como o próximo desafio da Seleção Brasileira na Copa do Mundo será na segunda-feira (29/6), às 14h, bares e restaurantes se tornam uma boa opção para quem quer almoçar sem perder nenhum lance da partida. Em Curitiba, diversos estabelecimentos vão abrir em horário especial para transmitir o jogo. Confira algumas opções: Comida italiana, vinhos e futebol – O Vino! Batel abre a partir do meio-dia e terá promoção de taças de vinhos selecionados em dobro durante a partida: na compra de uma, ganha duas. Para a torcida não perder nenhum lance, o jogo será transmitido nas TVs instaladas no deck e no salão interno. A cozinha da casa estará aberta com seu cardápio inspirado na comida italiana, com entradas para compartilhar e pratos como Spaghetti carbonara, polpetone e gnocchi. Vino! Batel (Rua Comendador Araújo, 891 – Batel). Reservas: (41) 3359-1077 e (41) 98499-6022. Instagram: @vinobatel. Chope, churrasco, petiscos e Seleção – No Bar Nacional, cada gol do Brasil rende desconto de 50% no chopinho — a torcida, claro, é para que a promoção dure bastante. Para acompanhar, a casa oferece petiscos como o bolinho de cupim com cream cheese e cortes de carne preparados na parrilla, entre eles picanha e fraldinha. Bar Nacional (Rua Mateus Leme, 368 – São Francisco). Reservas pelo WhatsApp: (41) 98849-5353. Instagram: @nacionalbar. Pub irlandês com torcida brasileira – O Sheridan’s Irish Pub terá programação durante toda a tarde, com a cozinha aberta a partir do meio-dia. Das 16h às 18h, o happy hour traz promoções de pratos e bebidas, incluindo chope em dobro, caipirinhas e descontos em hambúrgueres e porções. Para o almoço, as sugestões são o Irish Fish & Chips, o shoulder assado e os sanduíches. Logo após a partida, a banda Asgard sobe ao palco com um repertório de rock. Sheridan’s Irish Pub (Rua Bispo Dom José, 2295 – Batel). Reservas: (41) 99759-6000. Instagram: @sheridansirishpub. Cerveja direto da fonte – A fábrica da Bodebrown, no Hauer, estará aberta com seu bistrô funcionando normalmente, servindo pratos das gastronomias belga e brasileira. A grande atração, porém, são as cervejas: mais de 40 opções no formato de chope, growlers PET, garrafas e latas. Entre os destaques está a recém-lançada Gol de Bicicleta, uma Strong Golden Ale com 8% de teor alcoólico. Bodebrown (Rua Carlos de Laet, 1015 – Hauer). Informações: (41) 3082-6354. Instagram: @bodebrown.
Juro Que Danço promove almoço beneficente que une gastronomia, música e solidariedade em Curitiba

O evento solidário acontece no Czar, na próxima terça-feira (30), unindo música, dança e gastronomia em proposta que une bem-estar e convivência Na próxima terça-feira, dia 30 de junho, das 12h às 14h, o Czar, em Curitiba, recebe mais uma edição do Juro Que Danço, evento que reúne gastronomia, música e dança em torno de uma causa social. Parte da renda arrecadada será destinada à Gastromotiva, organização fundada pelo chef curitibano David Hertz, referência internacional no uso da gastronomia como ferramenta de transformação social. Mais do que um almoço, o Juro Que Danço propõe uma experiência de convivência, boa comida e celebração, aproximando pessoas em torno de um propósito comum: apoiar iniciativas que promovem inclusão, capacitação e redução das desigualdades por meio da gastronomia. Nesta edição, alguns dos principais nomes da gastronomia paranaense assinam o cardápio. O jornalista, cozinheiro e criador do portal Curitiba Honesta, Sergio Medeiros, conhecido por organizar mais de 65 festivais gastronômicos, entre eles o Festival de Carne de Onça e o Festival de Pão com Bolinho, preparará a tradicional Carne de Onça, um dos pratos mais emblemáticos da capital paranaense. Representando a Trapiche Pescados, a chef Ale Silveira servirá um Chowder de Milho com Camarão, receita cremosa que combina ingredientes selecionados e técnicas da gastronomia contemporânea. Outro destaque será o tradicional Pão no Bafo de Palmeira, preparado em parceria pelos chefs Rosane Radecki, empresária e administradora do Restaurante Girassol, e Guilherme Konig, fundador do Bierwit. A receita é considerada um dos maiores símbolos da culinária dos Campos Gerais e carrega forte valor histórico e cultural. Já a sobremesa ficará por conta do chef padeiro Tiago Sphair, do Sphair Ateliê de Pães, que levará ao evento seu Cinnamon Roll, produzido com técnicas de panificação artesanal inspiradas na tradição europeia. A música também é protagonista da programação. A trilha sonora será comandada pela DJ MariAbbas, um dos nomes em destaque da cena eletrônica brasileira. Com mais de duas décadas de atuação, a artista preparou um repertório que mistura clássicos de diferentes gerações e músicas dançantes, criando o clima que marca a identidade do evento. Ao unir gastronomia de qualidade, música e impacto social, o Juro Que Danço convida o público a viver uma experiência em que cada encontro à mesa também contribui para transformar vidas. SERVIÇO Juro Que Danço Data: 30 de junho (terça-feira) Horário: das 12h às 14h Local: Czar – Rua Frederico Cantarelli, 68 – Mercês, Curitiba (PR) Parte da renda do evento será destinada à Gastromotiva, organização que utiliza a gastronomia como ferramenta de inclusão, capacitação profissional e transformação social.
Devido ao sucesso, ballet clássico “Giselle” está de volta ao Guairão com três sessões com a participação de Ana Botafogo

Apresentado pela Curitiba Cia. de Dança, companhia referência no Sul do Brasil, espetáculo tem apresentações nos dias 21, 22 e 23 de julho. Ingressos à venda pelo Disk Ingressos Apresentado pela Curitiba Cia. de Dança, companhia referência no Sul do Brasil comandada pela diretora Nicole Vanoni, o espetáculo é considerado uma obra-prima do romantismo desde sua estreia em 1841, sendo um dos mais reproduzidos em todo o mundo. “Depois do sucesso da última apresentação, é uma honra imensa poder retornar ao palco do tradicional Teatro Guaíra com esse espetáculo repleto de romantismo, dramaticidade e beleza, com uma produção grandiosa com figurinos únicos, cenários grandiosos e uma trilha sonora de rara sensibilidade. Além disso, temos ainda esse elenco de peso, com esses grandes bailarinos Ana Botafogo, Juliana Valadão e Cícero Gomes”, comenta Nicole Vanoni, diretora geral da Curitiba Cia de Dança. “Giselle” apresenta uma história de amor, traição, perdão e transcendência, que acompanha uma jovem camponesa de coração puro e que se apaixona por Albrecht, um nobre disfarçado de aldeão. Ao descobrir que foi enganada e que seu amado está prometido a outra mulher, Giselle sucumbe à dor e à desilusão, morrendo de desgosto. Ela então se torna uma “wili”, espíritos de jovens noivas que morreram antes do casamento, sendo condenada a dançar à noite e atrair homens infiéis para a morte. No segundo ato, Albrecht visita o túmulo de Giselle, onde é confrontado pelas wilis, lideradas pela Rainha Myrtha. Giselle intercede por ele, protegendo-o dos poderes malignos das almas até o amanhecer, quando é salvo pela força do amor de Giselle. Na montagem da Curitiba Cia de Dança, Ana Botafogo interpreta Bathilde, noiva de Albrecht. Juliana Valadão e Cícero Gomes, primeira e primeiro bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, interpretam Giselle e Albrecht, respectivamente. O elenco ainda reúne bailarinos convidados de diversas regiões do Brasil, celebrando a dança na esfera nacional. O ballet clássico foi coreografado por Jean Coralli e Jules Perrot, com a colaboração de Marius Petipa em algumas versões, e música composta por Adolphe Adam. Os ingressos estão à venda pelo Disk Ingressos com valores a partir de R$45 (meia-entrada 2º balcão) + taxa adm. Mais informações pelo site oficial www.curitibaciadedanca.com.br e pelas redes sociais oficiais: @curitibaciadedanca. As apresentações de “Giselle” no Teatro Guaíra são uma realização da Curitiba Cia de Dança e da Paraná Cultura, com patrocínio da Sanepar, Festival, Quimagraf e Madero. O apoio cultural da Graciosa, Dona Helena Gastronomia, Arte Dança, Ponté Brasil e Obatala. Serviço: “Giselle” no Teatro Guaíra Data: 21 a 23 de julho Horário: 20h Local: Teatro Guaíra (R. XV de Novembro, 971 – Centro) Ingressos: A partir de R$45 (meia-entrada 2º balcão) + taxa adm pelo Disk Ingressos Site oficial: www.curitibaciadedanca.com.br Instagram: @curitibaciadedanca. Realização: Curitiba Cia de Dança e Paraná Cultura Patrocínio: Sanepar, Festival, Quimagraf e Madero Apoio Cultural: Graciosa, Dona Helena Gastronomia, Arte Dança, Ponté Brasil e Obatala Credito das fotos: Vitor Dias
Brasil está na segunda fase da Copa e Ginga terá nova edição com shows de Tomate e Ariel B, na segunda-feira (29)

Único evento licenciado pela FIFA na capital paranaense prepara programação especial para o primeiro jogo eliminatório da Seleção Brasileira A classificação do Brasil em primeiro lugar do Grupo C da Copa do Mundo de 2026 leva a Seleção novamente à campo na próxima segunda-feira, dia 29 de junho, às 14h. O Festival Ginga, único evento licenciado pela FIFA na capital paranaense, terá muita animação para o primeiro jogo da segunda fase, com show nacional do cantor Tomate. A partida acontece em Houston, nos Estados Unidos, e será exibida em oito telões de alta definição instalados no Complexo Durival de Britto. O adversário brasileiro será o segundo colocado do Grupo F, definido nesta quinta-feira (25). Após registrar grande procura durante a fase de grupos, com milhares de torcedores reunidos para acompanhar os jogos do Brasil, o Festival Ginga espera receber novamente um público expressivo para o primeiro desafio da etapa 16 avos da equipe comandada por Carlo Ancelotti. A principal atração musical da programação será o cantor Tomate, um dos nomes mais populares da música baiana. Conhecido pela energia contagiante no palco e por sucessos que marcaram o carnaval brasileiro, o artista promete transformar a esperada classificação brasileira em uma grande celebração para os torcedores presentes no evento. Também estarão no palco o DJ Ariel B, trazendo o melhor do Funk, além de Aninhata. “O clima da Copa muda completamente quando começam os jogos eliminatórios. Cada partida passa a ser decisiva e a expectativa do público aumenta muito. Estamos preparando uma edição especial para que os torcedores possam viver essa experiência de forma intensa, acompanhando o jogo e celebrando com grandes atrações musicais”, destaca João Gilberto Abrão, sócio da CWB Brasil, produtora responsável pelo Festival Ginga. Ginga Curitiba Realizado entre os dias 13 de junho e 19 de julho, o Festival Ginga reúne transmissões oficiais dos jogos da Seleção Brasileira, grandes atrações musicais nacionais e uma arena esportiva dedicada ao futevôlei. Com mais de 2 mil metros quadrados de estrutura, o evento conta com oito telões para transmissão das partidas, áreas exclusivas, praça de alimentação e espaços de convivência pensados para proporcionar uma experiência completa ao público durante a Copa do Mundo. Ao longo da competição, o Festival Ginga recebe artistas como Bruninho & Davi, Tomate, Matuê, Dennis DJ, Sundayz, Henrique & Diego, Tília, Ariel B e Banda Eva, consolidando-se como um dos maiores eventos temáticos da Copa do Mundo no Paraná. CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO EVENTO: 29/06 — Tomate • Ariel B • Aninhata Brasil x A Definir – 14 horas Abertura dos portões: 12h00 05/07 — Fica Comigo • Henrique & Diego • DJ Mike • Terezo Abertura dos portões: 15h00 11/07 — Matuê • Tília • DJ Flem Abertura dos portões: 16h00 15/07 — Dennis DJ • Baile do Pita • RT • DJ Lemmy Abertura dos portões: 14h00 19/07 — FINAL — Sundayz (Dubdogz + 5521) Abertura dos portões: 14h00 GINGA – Realizado no Complexo Durival de Britto, o Festival Ginga acontece entre os dias 13 de junho e 19 de julho, com uma estrutura de mais de 2 mil m², telões de alta definição, áreas exclusivas e uma programação que combina jogos da Copa do Mundo, apresentações musicais e agora também competições esportivas ao vivo. Os ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla. Mais informações nos perfis oficiais do evento no Instagram: @ginga.cwb e @cwbbrasil.
Curitiba vai debater a competitividade brasileira no principal fórum de mobilidade do Sul do Brasil

23º Fórum SAE BRASIL da Mobilidade terá como foco tecnologia, competitividade e sustentabilidade, em uma programação com CEOs, especialistas globais e representantes das maiores empresas do segmento A indústria da mobilidade discute sua capacidade competitiva em Curitiba nos dias 5 e 6 de agosto. No Centro de Eventos da FIEP, o 23º Fórum SAE BRASIL da Mobilidade (Seção PR/SC) traz para a capital paranaense executivos, economistas e engenheiros que vão avaliar o fôlego da cadeia produtiva nacional para acompanhar a reconfiguração global do setor e quais caminhos ela deve trilhar para garantir protagonismo nesse mercado. Com o tema “TecnologIA, Competitividade e Sustentabilidade”, o encontro parte da hipótese de que a próxima rodada de ganhos de eficiência e mercado não será apenas tecnológica, mas também estratégica: quem dominar inteligência artificial aplicada ao veículo, modelos de eletrificação eficientes e arranjos industriais sustentáveis terá vantagem competitiva clara. Entre os painéis estarão tópicos centrais para investidores e formuladores de políticas: eletrificação, conectividade veicular, descarbonização, novos combustíveis e a formação de mão de obra qualificada. O tom econômico do fórum aparece já na abertura, que reúne Ciro Possobom, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, e Fernando Honorato, economista‑chefe do Bradesco. A dupla discutirá impactos macroeconômicos, competitividade, desafios e oportunidades para a indústria automotiva brasileira diante da aceleração das transformações globais. “Vivemos um momento de transformação sem precedentes. Além das mudanças tecnológicas e energéticas, o setor enfrenta uma nova dinâmica competitiva, que exige capacidade de inovação, fortalecimento da indústria nacional e construção de soluções sustentáveis”, afirma Andrei Kuhnen da Silva, gerente do 23º Fórum SAE BRASIL da Mobilidade. Entre os painéis técnicos e institucionais, destaque para a mesa de Relações Institucionais, que confrontará a agenda da indústria com a política pública. Estarão presentes Igor Calvet (Anfavea), Luiz Ricardo de Medeiros Santiago (Volkswagen), Alfredo Santana (Volvo do Brasil) e Marcus Aguiar (Renault Geely do Brasil) para debater medidas que podem ampliar competitividade, estimular inovação local e atrair investimentos. O fórum também traz olhares externos que ajudam a calibrar riscos e oportunidades. Martin Krueger, vice‑presidente de Powertrain da Bosch Alemanha, Everton Lopes, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Mahle South América, e Gisele Tonello, vice-presidente de Software Business da Stellantis South America, farão um panorama das tecnologias para veículos leves e os desafios do desenvolvimento tecnológico no Brasil, incluindo oportunidades da conectividade e a importância que o software veicular ganhará nos próximos anos. A pauta de sustentabilidade ganha corpo com apresentações sobre descarbonização e competitividade, novos combustíveis e reciclagem de veículos. Andrea Park (Caterpillar) e João Irineu (Stellantis) mostrarão iniciativas corporativas que já alteram a cadeia de suprimentos e custos operacionais, pontos de interesse para gestores financeiros e diretores industriais. Samantha Krietemeyer, engineering manager da TE Connectivity dos Estados Unidos, também apresenta cases aplicáveis ao Brasil. Curitiba terá atenção especial no painel sobre Smart Cities. A cidade, referência histórica em planejamento urbano, servirá de estudo de caso para discutir integração entre mobilidade e infraestrutura digital. A empresária Cris Alessi abordará experiências práticas de conectividade urbana que impactam decisões de investimento público e privado. Além das discussões, o evento oferece networking dirigido, workshops colaborativos, experiências interativas e a final do Hackathon SAE BRASIL da Mobilidade, que tem se convertido em vitrine para soluções tecnológicas com potencial de mercado. A organização espera atrair profissionais, investidores e estudantes interessados em avaliar oportunidades de negócios e parcerias estratégicas em um setor em rápida metamorfose. “Para quem atua em finanças, operações industriais, compras ou formulação de políticas, o fórum também é uma oportunidade para aferir cenários e mapear fornecedores e tecnologias capazes de alterar competitividade nos próximos cinco anos”, alerta Andrei Kuhnen da Silva. Além das palestras, o evento oferecerá espaços de networking, experiências interativas, workshops colaborativos e a premiação da quinta edição do Hackathon SAE BRASIL da Mobilidade. A expectativa da organização é atrair profissionais, investidores, executivos e empreendedores interessados em avaliar oportunidades de negócios e parcerias estratégicas em um setor em rápida metamorfose. SERVIÇO 23º Fórum SAE BRASIL da Mobilidade – Seção PR/SC Data: 5 e 6 de agosto de 2026 Horário: das 8h às 18h Local: Centro de Eventos FIEP – Federação das Indústrias do Estado do Paraná Av. Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico – Curitiba/PR Tema: TecnologIA, Competitividade e Sustentabilidade Inscrições e programação completa no site Sobre a SAE BRASIL A SAE BRASIL é uma associação de pessoas físicas, sem fins lucrativos, que tem como propósito ser “A Casa do Conhecimento da Mobilidade Brasileira”. Participam da entidade profissionais de variadas áreas, unidos pela missão de criar e de disseminar conhecimento, visando desenvolver tecnologia e inovação no ecossistema da mobilidade. Fundada no Brasil em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento da mobilidade e da integração do País ao processo de globalização da economia, a SAE BRASIL é referência nacional para a integração da indústria, academia, 3º setor e dos órgãos técnicos do governo. Conta com 6 mil associados e 09 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje em uma das mais relevantes instituições do setor da mobilidade brasileira. A SAE BRASIL é filiada à SAE International, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, entre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison. Ao longo de mais de um século de existência tornou-se em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios em cerca de 100 países. Fórum SAE BRASIL da Mobilidade. Foto capa: Divulgação/ SAE Brasil (Seção PR/SC)
Fernando Aidar leva à 16ª Bienal de Curitiba monolito habitado por criaturas híbridas

Artista paulistano participa da exposição “Algoritmos do Humano e Tecnologias da Natureza”, em cartaz no Museu Oscar Niemeyer até novembro Durante doze anos, Fernando Aidar dedicou-se ao estudo e à pesquisa ambiental. Mais tarde, migrou para o campo das artes visuais, sem abandonar a investigação científica que moldou sua forma de compreender o mundo. Hoje, doutor em Poéticas Visuais pela ECA-USP, o artista paulistano constrói uma obra singular na cena contemporânea brasileira ao aproximar cerâmica, biologia, arqueologia, tecnologia e ancestralidade. Essa trajetória encontra uma síntese poderosa em Monolito, trabalho apresentado na 16ª Bienal Internacional de Curitiba – LIMIARES, em exibição na Sala 7 do Museu Oscar Niemeyer (MON). A obra integra a exposição “Algoritmos do Humano e Tecnologias da Natureza”, com curadoria de Adriana Almada e Tereza de Arruda. À primeira vista, a obra se apresenta como um grande bloco vertical revestido por azulejos cerâmicos. Com aproximadamente 2,10 metros de altura, sua escala se aproxima da dimensão humana e produz uma presença silenciosa, quase enigmática. A superfície frontal remete ao vocabulário formal do minimalismo: um plano geométrico aparentemente austero que interrompe o espaço e impõe uma pergunta antes mesmo de oferecer uma resposta. Mas a estabilidade é apenas aparente. Os azulejos não são totalmente planos. Pequenas deformações sugerem movimentos internos, como se algo pulsasse sob a superfície. Ao contornar a peça, o visitante encontra outra realidade: criaturas híbridas emergem da face posterior da estrutura. Modeladas em cerâmica esmaltada e finalizadas com crânios de porcelana moldados a partir de um crânio de macaco, elas parecem brotar do monolito como organismos que surgem de um solo fértil. Algumas dessas figuras ocupam o topo da obra, observando silenciosamente quem passa. O resultado produz um deslocamento perceptivo: aquilo que parecia um objeto geométrico e inerte revela-se um organismo em transformação. A obra apresenta tensões que permeiam a Bienal. Humano e não humano, natureza e cultura, tecnologia e matéria ancestral coexistem num mesmo corpo escultórico. O monolito, tradicionalmente associado à permanência, à origem e ao mistério, surge aqui como uma construção composta por múltiplas partes, resultado de uma das mais antigas tecnologias desenvolvidas pela humanidade: a cerâmica. Há também um diálogo com uma longa tradição artística que vai de Constantin Brancusi a Richard Serra, na qual a escultura não representa algo externo, mas atua diretamente sobre a percepção do espectador por meio da escala, do peso, da presença e da ocupação do espaço. No trabalho de Aidar, contudo, essa herança se apropria de questões contemporâneas. O objeto minimalista passa a conviver com formas orgânicas que evocam evolução, mutação e convivência entre espécies. O monolito deixa de ser apenas um símbolo de permanência para tornar-se um organismo vivo, habitado por forças contraditórias. A pesquisa artística de Fernando Aidar tem origem nessa observação dos sistemas naturais. Seus trabalhos partem do estudo de seres marinhos, raízes, organismos microscópicos e processos biológicos. A modelagem do barro funciona como uma tentativa de compreender os movimentos da vida e, ao mesmo tempo, dar dinamismo a uma matéria aparentemente estática. “Tento compreender como a vida se organiza e se transforma, mesmo sabendo que traduzir essa complexidade por meio da forma é uma tarefa inevitavelmente incompleta. O que me interessa é justamente essa tentativa”, afirma Aidar, que trabalha de seu atelier na Vila Mariana, em São Paulo. Sua formação científica permanece presente em todas as etapas do processo. Há mais de uma década, o artista desenvolve pesquisas sobre esmaltes cerâmicos produzidos a partir de minerais brasileiros não tóxicos, investigando técnicas de alta temperatura que dialogam com tradições milenares da cerâmica chinesa. Essa pesquisa estabelece também uma ponte com sua própria história familiar. Filho de mãe nascida em Hong Kong e descendente, por parte paterna, de libaneses ligados à ancestralidade fenícia, Aidar encontra na cerâmica um lugar de encontro entre memória, cultura e experimentação contemporânea. “Minha pesquisa sobre esmaltes de alta temperatura dialoga diretamente com a minha ancestralidade. Os esmaltes clássicos chineses me interessam não apenas pela técnica, mas porque me permitem estabelecer uma conversa entre história, território e pertencimento”, diz o artista. SERVIÇO Fernando Aidar – Monolito Exposição “Algoritmos do Humano e Tecnologias da Natureza” Sala 7 do Museu Oscar Niemeyer (MON) 16ª Bienal Internacional de Curitiba LIMIARES Visitação: até 15 de novembro de 2026 Museu Oscar Niemeyer Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico – Curitiba/PR Ingressos: R$ 36 (inteira) R$ 18 (meia-entrada) Gratuito às quartas-feiras