Coluna CAPITAL & NEGÓCIO

  Leve Saúde escolhe Curitiba para nova etapa de sua trajetória  Ulisses Silva: “Curitiba representa um marco importante para a Leve Saúde e para mim. É o estado onde nasci e onde aprendi muitos dos valores que moldaram minha trajetória empreendedora”                 Com inauguração ocorrida na terça-feira, 23 de junho, a    Leve Saúde, uma das operadoras de planos de saúde que mais crescem no Brasil, com sede no Rio de Janeiro, escolheu Curitiba para dar início a uma nova etapa de sua trajetória.                   Localizada na Avenida Iguaçu, 4.444, no bairro Rebouças, a unidade recebeu investimento de R$ 5 milhões e foi projetada para reproduzir o modelo que impulsionou o crescimento da empresa nos últimos anos.                   Com 600 metros quadrados de área, a clínica oferecerá atendimento em diversas especialidades médicas, incluindo clínica geral, cardiologia, ortopedia, gastroenterologia, ginecologia e dermatologia, além de contar com laboratório e serviços de fisioterapia.                 O empresário Ulisses Silva, é fundador e CEO da companhia. Nascido no Paraná, ele retorna ao estado onde iniciou sua história pessoal levando um modelo de saúde construído para ampliar o acesso da população à medicina de qualidade.                   “Curitiba representa um marco importante para a Leve Saúde e para mim. É o estado onde nasci e onde aprendi muitos dos valores que moldaram minha trajetória empreendedora. Ver a empresa chegar ao Paraná neste momento simboliza a consolidação de um projeto que nasceu com o propósito de tornar a saúde suplementar mais acessível, eficiente e centrada nas pessoas”, afirma Ulisses Silva.           A  chegada da Leve Saúde a Curitiba simboliza o início de uma estratégia de expansão desenhada para acelerar o crescimento da operadora e alcançar R$ 1,3 bilhão em receita ainda em 2026. “Nosso objetivo não é apenas expandir geograficamente. Estamos levando para novos mercados uma forma diferente de cuidar das pessoas, baseada em proximidade, prevenção e coordenação do cuidado. Curitiba reúne características muito alinhadas ao nosso modelo e passa a ser uma cidade estratégica para a próxima etapa da companhia”, afirma Lineu Neto, CMO da Leve Saúde.                      A chegada ao Paraná também marca o lançamento de uma linha de planos de saúde desenvolvida para atender diferentes perfis de clientes da região. Os produtos estarão disponíveis para pessoas físicas, famílias, microempreendedores individuais (MEIs) e empresas de diferentes portes.                      Já Edson Almeida, CSO da Leve Saúde, comenta que a chegada ao Paraná representa a oportunidade de oferecer ao mercado local uma nova alternativa em saúde suplementar.                   “Estamos chegando a Curitiba não apenas para inaugurar uma unidade, mas para oferecer aos paranaenses uma alternativa moderna de plano de saúde. Construímos uma proposta que combina acesso, qualidade assistencial e proximidade com o cliente, salienta Edson Almeida.      Sanepar e Piraquara reforçam parceria  Piraquara recebe o evento “Sanepar Perto de Você” que é coordenado pelo jornalista Mario Celso Cunha.                 Milhares de pessoas participaram do evento “Sanepar Perto de Você” realizado no último dia 17 de junho no Ginásio do Centro da Juventude em Piraquara. Adultos e crianças tiveram um dia de muita informação e brincadeiras.                 Foram distribuídos cerca de mil coletores de óleo, incentivando a destinação correta do óleo de cozinha.  As crianças ganharam kit dental cadernos para colorir, livros de atividades e mudas de árvores frutíferas.                   O palhaço Piri foi homenageado, além do prefeito Marquinhos, da ginasta Yasmin Sayuri, do fisicultor Rodrigo Neduziak, da chefe de Escoteiros Tita e do piloto de balão Adriane Ril. O programa foi criado pelo presidente da Sanepar Wilson Bley e é coordenado pelo jornalista Mario Celso Cunha.     Premiação do Salão Graciosa de Artes Plásticas 2026  Na foto estão Fernando Bini, Alfi Vivern, Suzana Lobo, Carla Schwab e Ana Lecticia Mansur)                  Na segunda-feira (29 de junho) acontece a Cerimônia de Premiação do Salão Graciosa de Artes Plásticas 2026, a partir das 19h00. Evento recebeu 228 inscrições de diferentes regiões do país e apresenta 118 obras na mostra. Assim, o Salão Graciosa de Artes Plásticas 2026 marca o retorno de uma das mais tradicionais iniciativas culturais do Paraná após 11 anos. O apoio cultural é de Arte Batel – Víncere Incorporadora, Pátio Batel.                 Após a primeira etapa de avaliação, 60 artistas foram pré-selecionados para a análise presencial das obras. Ao final do processo, 57 artistas foram selecionados, reunindo 118 obras que compõem a exposição desta edição.                  A mostra apresenta um panorama da produção artística contemporânea brasileira, reunindo diferentes linguagens, técnicas e pesquisas visuais. O Salão reafirma seu compromisso com o incentivo à arte e à valorização da produção cultural nacional. A curadoria é de Suzana Lobo, profissional de destacada trajetória no cenário das artes visuais, e a coordenação geral está a cargo de Ana Lecticia Mansur.                         A comissão julgadora é formada por Fernando Bini, Alfi Vivern e Carla Schwab, profissionais de reconhecida atuação no meio cultural. Para saber quais são  os artistas e obras selecionados é só acessar o Link: https://www.graciosa.com.br/?post_type=evento&p=28886     Techday Advanced Certification em Curitiba Edimar Prumucena: “Estamos trabalhando para elevar o nível técnico do mercado brasileiro”            Curitiba recebeu nesta semana ( 23 e 24) de junho, o primeiro TechDay Advanced Certification Victron Energy realizado no Brasil. O evento  foi desenvolvido exclusivamente para integradores e instaladores que já atuam com soluções da marca e possuem experiência comprovada em projetos com equipamentos Victron Energy.            Promovido pela Victron Energy, referência global em soluções para gerenciamento e armazenamento de energia, o treinamento representa um novo nível de capacitação técnica no mercado brasileiro.               “O Victron TechDay é uma oportunidade única para compartilhar conhecimento, fortalecer nossa rede de parceiros e promover as certificações Victron. Estamos trabalhando para elevar o nível técnico do mercado brasileiro e garantir que nossos clientes tenham acesso às melhores práticas e soluções de energia do mundo”, destaca Edimar Prumucena, Gerente Victron Energy Brasil.    

CAIXA Cultural Curitiba recebe a mostra “Nise da Silveira, A Revolução pelo Afeto”

  Exposição inicia no dia 7 de julho, trazendo o legado da médica que revolucionou a forma de cuidar de pessoas com sofrimentos psíquicos     A mostra “Nise da Silveira, A Revolução pelo Afeto”, chega à CAIXA Cultural Curitiba no dia 7 de julho. A exposição, que tem acesso gratuito, permanece até o dia 10 de outubro e apresenta o legado da médica que transformou a forma de exercer cuidado de pessoas no tratamento da saúde mental. Ao conhecer a exposição, o público poderá perceber os aspectos históricos, científicos e artísticos da pesquisa da Dra. Nise, maior referência do Brasil em psiquiatria humanizada e na revolução do tratamento mental.     “A exposição convida o público a refletir e ressignificar o conceito de loucura através de um mergulho histórico na intersecção entre saúde mental e artes, oferecendo um recorte que combina ciência e história da vida e obra de Nise, apresentando artistas do hospital psiquiátrico do Engenho de Dentro”, comenta Isabel Seixas, uma das curadoras da mostra. Em formato itinerante pelo Brasil, a exposição já passou por sete cidades entre 2021 e 2025, sendo vista por mais de 320 mil pessoas. Agora em sua 9ª edição, “Nise da Silveira, A Revolução pelo Afeto” traz para Curitiba mais de 150 peças e obras de artistas como Adelina Gomes, Arthur Amora, Beta d’Rocha, Fernando Diniz, Carlos Pertuis, entre outros, em diálogo com nomes da vanguarda modernista e contemporânea, como Alice Brill, Abraham Palatnik, Lygia Clark, Margaret de Castro, Tiago Sant’ana, Carlos Vergara e Leandro Lima. A abertura ocorre dia 7 de julho, às 19h, seguida de visita guiada com a curadora Isabel Seixas e o pesquisador Eurípedes Júnior.   “Mostra fica em cartaz na CAIXA Cultural Curitiba ”             “Exposição ‘Nise da Silveira, A Revolução pelo Afeto’ – Cred Rrogerio von Kruger”   Mais informações pelo site oficial CAIXA Cultural Curitiba ou pelo perfil oficial no Instagram da @caixaculturalcuritiba e @mostra_nise.   Afeto também é remédio – a história de Nise Nise da Silveira foi pioneira em seu pensamento inclusivo, inspirando a reforma psiquiátrica brasileira e contribuindo para dotar o país de uma das legislações mais avançadas no mundo na área da saúde mental. O trabalho da médica quanto a humanização do tratamento de transtornos mentais e a valorização da capacidade criativa dos pacientes levaram à criação do Museu de Imagens do Inconsciente, que hoje abriga a maior coleção de seu gênero, com mais de 400 mil obras, parte delas tombadas pelo IPHAN. Oficinas que abordam saúde mental e o legado de Nise da Silveira No dia 8 de julho, às 19h, o pesquisador Eurípedes Júnior, que atuou diretamente com a Dra. Nise da Silveira, ministra a oficina “Nise, uma psiquiatra rebelde”, apresentando um panorama geral do legado da doutora. Já no dia 9 de julho, às 19h, é a vez da oficina “Conhecendo o mundo interior”, também ministrada por Eurípedes Júnior, que propõe uma investigação sobre o universo das imagens e do inconsciente. Além disso, haverá a exibição do documentário “Emygdio de Barros, um caminho para o infinito”. Já no dia 10 de julho, às 18h, ocorrerá a oficina de sustentabilidade “Ontoecologia: saúde mental e sustentabilidade”, que procura refletir sobre as relações entre a saúde mental e os processos de intensa degradação ambiental do planeta, conduzida pelo mesmo ministrante das oficinas anteriores. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente no site da CAIXA Cultural Curitiba. As vagas são limitadas. As inscrições podem ser realizadas a partir de 25 de junho. Serviço: “Nise da Silveira, A Revolução pelo Afeto” Data de abertura: 07 de julho, às 19h Período de visitação: 08 de julho a 11 de outubro Local: CAIXA Cultural Curitiba, Galerias Mezanino e Segundo Andar – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro Classificação: livre Entrada gratuita Rede social oficial: Instagram | @mostra_nise Horário de visitação: de terça-feira a sábado, das 10h às 20h e aos domingos, das 10h às 19h Site oficial: CAIXA Cultural Curitiba Instagram: @caixaculturalcuritiba Acesso para pessoas com deficiência   Foto capa:  Artista Nise da Silveira à direita (Divulgação pessoal)

Foz do Iguaçu terá Escola Nacional do Turismo para enfrentar a escassez de mão de obra

  Com vagas abertas em todos os níveis, do operacional à gestão, município aposta na implantação da Escola Nacional do Turismo para qualificar profissionais, reduzir a sazonalidade e garantir mão de obra para um setor que segue em expansão.   Foz do Iguaçu se consolidou como um dos principais destinos turísticos do mundo, mas enfrenta um desafio que ameaça acompanhar o ritmo de crescimento do setor: a escassez de mão de obra qualificada. O problema deixou de ser pontual e hoje atinge praticamente toda a cadeia produtiva do turismo, desde funções operacionais até cargos de gestão, dificultando a expansão das empresas e aumentando a disputa por profissionais preparados.   O diagnóstico foi feito pela Secretaria Municipal de Turismo, que transformou a falta de trabalhadores em uma das principais prioridades da gestão. A partir desse levantamento, o município estruturou um plano para fortalecer a qualificação profissional, reduzir os impactos da sazonalidade e criar condições para que as empresas consigam reter talentos.       “O maior desafio que encontramos foi a falta de mão de obra qualificada. Essa carência existe em todos os níveis, desde a camareira e o recepcionista até gestores e profissionais que ocupam cargos de decisão”, afirma o secretário municipal de Turismo, Jin Petrycoski.   Segundo Petrycoski, a dificuldade já mudou a dinâmica do mercado de trabalho em Foz do Iguaçu. Com inúmeras vagas abertas e poucos profissionais capacitados, empresas disputam colaboradores experientes, principalmente nas funções estratégicas. A consequência é um cenário de alta rotatividade, que compromete a continuidade dos serviços e dificulta o planejamento do setor.   Reter profissionais e valorizar os salários   Para enfrentar esse gargalo, a Prefeitura trabalha em duas frentes. A primeira busca reduzir a sazonalidade do turismo, ampliando o fluxo de visitantes durante todo o ano. A avaliação da Secretaria é que, com ocupação mais constante, hotéis, restaurantes e atrativos deixarão de promover demissões nos períodos de baixa temporada, criando um ambiente mais estável para trabalhadores e empresários.   A expectativa é que essa permanência dos profissionais no mercado formal aumente a concorrência por mão de obra qualificada e, consequentemente, provoque uma valorização salarial. Na avaliação da gestão municipal, empresas que desejarem manter bons profissionais precisarão investir mais em remuneração e desenvolvimento das equipes. “O turismo precisa oferecer oportunidades mais atrativas. Com visitantes durante o ano inteiro, as empresas terão que reter talentos e isso naturalmente vai elevar a valorização desses profissionais”, destaca Petrycoski.   A estratégia também busca evitar que trabalhadores deixem o setor durante os meses de menor movimento e acabem migrando para a informalidade, situação recorrente em destinos turísticos que sofrem com fortes oscilações de demanda.   Escola Nacional do Turismo   A segunda etapa do projeto é considerada a mais estruturante. O município articula a implantação da segunda unidade da Escola Nacional do Turismo, iniciativa desenvolvida em parceria com o Governo Federal, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e o Instituto de Hotelaria, Gastronomia e Turismo (IHGT).   A proposta prevê cursos voltados tanto para quem deseja ingressar no mercado quanto para profissionais que já atuam no setor e precisam de atualização técnica. A formação também contemplará gestores e empresários, especialmente aqueles envolvidos na sucessão de empresas familiares, ampliando a profissionalização da atividade turística em Foz do Iguaçu.   Embora o município tenha tentado sediar a primeira unidade da Escola Nacional do Turismo, o projeto inaugural foi implantado em Belém. Ainda assim, as articulações continuaram e Foz avançou nas negociações para receber a segunda unidade do país.   O programa já possui previsão orçamentária aprovada pela Prefeitura e deverá oferecer incentivos como auxílio-transporte e bolsas para estimular a participação dos estudantes. A expectativa é que a formação esteja diretamente conectada às necessidades do mercado, facilitando a inserção imediata dos alunos no setor turístico.   “A demanda por profissionais é muito maior do que a oferta. Nossa expectativa é que praticamente todos os alunos concluam os cursos já com oportunidades de emprego”, afirma o secretário.   Os últimos ajustes burocráticos estão em andamento e a expectativa é que, nos próximos dias, o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano visite Foz do Iguaçu para conhecer a estrutura do IHGT e oficializar o convênio que permitirá o início das atividades da Escola Nacional do Turismo no município. A iniciativa é vista como um passo estratégico para fortalecer a competitividade do destino e preparar a cidade para o crescimento contínuo da atividade turística nos próximos anos.   Texto: Silvana Canal Fotos: Divulgação