Vanessa Rafaelly é uma das referências do ensino do canto, com um trabalho de alcance nacional, e é vocalista da Seyren, que revisita o repertório da lendária banda finlandesa
Um nome em evidência no canto lírico, a cantora e professora Vanessa Rafaelly usa seus conhecimentos na arte de cantar para realizar uma mescla musical rica e consagrada ao redor do mundo. Com o trabalho realizado junto a banda Seyren, ela une o universo da música erudita e da ópera com o peso e classe do heavy metal.
A Seyren, na ativa há alguns anos, presta tributo a banda finlandesa Nightwish, o maior nome do chamado metal sinfônico em todo o mundo. No repertório, o grupo apresenta versões únicas de músicas de todas as fases da banda que já teve como vocalistas a consagrada soprano Tarja Turunen, Anette Olzon e atualmente conta com Floor Jansen. Presente nos principais palcos de Curitiba, a Seyren vem angariando uma sólida base de admiradores, pelas performances de alta qualidade.
Além do trabalho nos palcos, Vanessa Rafaelly é professora de técnica vocal, aprimorando e dando o caminho para alunos dos mais variados níveis de experiência. Como o consumo da música é quase uma unanimidade, Vanessa mostra que qualquer um também pode interpretá-la, independente de qual seja o objetivo final: ter uma banda ou cantar em situações mais descompromissadas.
Além de um fator de enriquecimento pessoal, as aulas de canto ajudam na capacidade de respiração e concentração, e também no desenvolvimento social. Democrática, a prática é indicada para todas as idades, gêneros e gostos musicais. A cantora e professora Vanessa Rafaelly é um dos expoentes do ensino, ministrando aulas há anos, e há seis, atuando com a Studio Voz Paraná.
As aulas são desenvolvidas junto a conhecimentos sólidos em fisiologia e saúde vocal, interpretação, técnicas de gravação em estúdio e shows ao vivo. Renomada professora de canto, Vanessa Rafaelly atua em diversos estilos como MPB, Soul, Rock, Metal, Blues, Jazz, Ópera, entre tantos outros. A relação do artista com a música pode ser mais ampla que apenas o antagonismo entre intérprete e plateia. Este viés mais amplo permite uma entrada mais democrática nesse universo, para quem assim o desejar. Mais informações no @studiovozparana.
Foto: Pri Oliveira