Evento pretende registrar ocupação feminina no campo literário com foto inédita entre autoras

Compartilhar

Facebook
WhatsApp

O retrato atualizado vai acontecer no dia 17 de junho (sábado), em frente às escadarias da Biblioteca Pública do Paraná

 Em 1958, a convite da revista Esquire, o fotógrafo Art Kane resolveu registrar a efervescência da cena do jazz estadunidense convidando todos os músicos que estivessem em Nova York para uma foto. Cinquenta e sete músicos apareceram, dando origem a uma imagem que se tornou emblemática, um registro histórico da era de ouro do jazz.

Inspirado nesse retrato, no dia 12 de junho 2022, escritoras de todo o país se reuniram nas capitais de seus respectivos estados para uma foto histórica, com o objetivo de fazer um registro parcial da ocupação feminina no campo literário. A iniciativa levou o nome de “Um grande dia”. No Paraná, a foto aconteceu em frente à Biblioteca Pública do Paraná, com coorganização da escritora Giovana Madalosso e da Amora Livros, clube de livros escritos por mulheres, e contou com a presença de mais de 100 autoras, entre 9 e 98 anos de idade.

Em 2023, um novo retrato atualizado da cena literária feminina vai acontecer no dia 17 de junho. Na programação, que começa às 10h da manhã e encerra às 12h30, haverá abertura com a escritora Giovana Madalosso; roda de conversa com as escritoras paranaenses Ana Cardoso, Iamni, Cláudia Pacheco e Diva Ganjah; participação da poeta Liah Vitória (de apenas 10 anos); programação infantil com o coletivo Era uma Vez; autografaço coletivo do livro “UM GRANDE DIA PARA AS ESCRITORAS”, que conta a história da iniciativa; e uma nova foto, em frente às escadarias da Biblioteca Pública do Paraná, para celebrar esse grande movimento.

De acordo com Patrícia Papp, da Amora Livros, a ideia é reunir ainda mais mulheres esse ano. “Esperamos que as escritoras que não puderam participar da foto no ano passado, que teve uma organização muito rápida e orgânica, possam participar no dia 17”, explica. Em 2022, foram 101 mulheres fotografadas em Curitiba pelas lentes de Dani Durães. “Todas as mulheres que escrevem, ficção ou não-ficção, tendo ou não livros publicados, são bem-vindas nesse movimento”, complementa.

O evento será aberto para todas as pessoas que se identificam como mulher e que tenham publicado algum livro no Brasil, incluindo ebooks digitais, plataformas de auto publicação e edições do autor, de todos os gêneros literários. Aceitam-se também textos, poemas e ensaios publicados em antologias, coletâneas e revistas literárias. Mulheres estrangeiras que publicaram em português no Brasil também podem participar.

O evento vai acontecer no dia 17 de junho (sábado), das 10h às 12h30, em frente às escadarias da Biblioteca Pública do Paraná (R. Cândido Lopes, 133 – Centro). Mais informações no Instagram da Amora Livros (@amoralivros_brasil).

Compartilhar

Facebook
WhatsApp