Considerada a maior cantora paranaense de todos os tempos, Stelinha Egg (1914/1991) vai receber nas comemorações dos 110 anos de seu nascimento uma homenagem à altura de seu talento no espetáculo: Stelinha Egg: a grande cantora de Curitiba, que acontece durante a programação da 41ª edição da Oficina de Música de Curitiba, nesta quinta-feira, dia 27, às 19 horas, no Teatro do Paiol, palco de muitas apresentações da artista durante sua trajetória.
A apresentação vai recordar as canções imortalizadas na voz de Stelinha Egg, sob interpretação de um grande time de cantoras da cena musical de Curitiba: Helena Bel, Laís Mann, Margareth Makiolke e Rogéria Holtz. Elas serão acompanhadas por um quarteto de músicos formado Sérgio Justen (piano e direção musical), Marcelo Pereira (baixo), Valmir Pegas (bateria) e Marina de Camargo (acordeão).
O roteiro do show, que tem pesquisa e repertório da poeta Etel Frota, apresenta alguns dos principais momentos musicais da cantora curitibana que fez parte do elenco de intérpretes da Rádio Tupi, São Paulo e Cultura, em plena época de ouro do rádio no Brasil. O espetáculo será pontuado por trechos de gravação da própria Stelinha Egg em depoimento histórico que ela concedeu para o jornalista Aramis Milarch. A história da cantora será contada por ela mesma.
Para o diretor geral do espetáculo, Rodrigo Browne, essa é uma oportunidade especial para o público conhecer um pouco mais sobre Stelinha Egg. “Uma artista que, durante sua trajetória artística e pessoal, sempre se mostrou uma mulher avant garde e inquieta. Stelinha sempre cantou aquilo que gostava de ouvir, e imprimiu a sua marca pessoal num Brasil musical que vai do sertão de Luiz Gonzaga ao litoral de Dorival Caymmi”.
Trajetória
Stelinha Egg (1914/1991) cresceu recebendo a influência do ambiente musical existente em sua família e com cinco anos começou a cantar em festas da Igreja Evangélica. Sua carreira profissional começou na Rádio Clube Paranaense, em Curitiba (PR). No início da década de 40, foi contratada pela Rádio Tupi do Rio de Janeiro. Em 1944, gravou seu primeiro disco, pela gravadora Continental. No ano seguinte se casou com o maestro Lindolfo Gaya, e que a partir daí trabalharia nos arranjos de suas músicas. Na década de 50 gravou grandes nomes da música brasileira como Ary Barroso, Humberto Teixeira, Luiz Gonzaga, de Catulo da Paixão Cearense e Dorival Caymmi. Stelinha também gravou diversos LPs dedicados a distintos aspectos da música popular e folclórica, entre os quais: “Modas e modinhas”, “Vamos todos cirandar” e “Músicas do nosso Brasil”, com canções tradicionais brasileiras.
Serviço: Stelinha Egg: A grande cantora de Curitiba. Show com a cantoras Helena Bel, Laís Mann, Margareth Makiolke e Rogéria Holtz.
Quinta-feira, dia 27 de junho, às 19 horas, no Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro s/nº). Ingressos R$35 e R$17,50 (meia-entrada). Compras pelo site: deubalada.com/evento/412/Stelinha_Egg
Classificação: Livre
Duração do espetáculo: 60 minutos
Fotos Stelinha Egg – Acervo MIS
Crédito Foto “Stelinhas” “Stelina Egg Cantoras” – Rodrigo Browne/divulgação: No alto – Rogéria Holtz e Laís Mann. Embaixo – Margareth Makiolke e Helena Bel
Mais informações e entrevistas:
RB Escritório de Comunicação
Rodrigo Browne – 9 9145-7027
SUGESTÃO DE BOX
PROGRAMA DO SHOW
01.VINGANÇA (Francisco Matoso e José Maria de Abreu)
02.UMA LUA NO CÉU, OUTRA LUA NO MAR (Jorge Tavares, Alaíde Tavares)
03.Medley dos Pregões – GAROTO DA LENHA DE ANGICO (Stelinha Egg, Mione Amorim)/ TAPIOQUINHA DE COCO (Amirton Valin, Jorge Tavares)/PREGÃO DA OSTRA (Tradicional, adaptado por J.Prates)
04.BODAS DE PRATA (Roberto Martins, Mário Rossi)
05.Medley das Despedidas – NUNCA MAIS (Dorival Caymmi)/ MAIS NINGUÉM (Lindolfo Gaya, Eme de Assis)
06.BAIÃO DE DIAMANTINA (PEIXE VIVO) (Henrique de Alemida, Rômulo Paes)
07.TOCA, SANFONEIRO (RANCHEIRA) (Luiz Gonzaga, Stelinha Egg)
08.Medley Gaúcho – BOI BARROSO/ PRENDA MINHA (Tradicionais, adaptados por Stelinha Egg)
09.MODA DA MULA PRETA (Raul Torres)
10.TRISTEZAS DO JECA (Adelino Oliveira)
- Medley Caymmi – O MAR/ O VENTO (Dorival Caymmi)
- ATÉ PENSEI (Chico Buarque) vinheta: NESTA RUA TEM UM BOSQUE (Tradicional, adaptado por Stelinha Egg)
- LUAR DO SERTÃO (João Pernambuco, Catulo da Paixão Cearense)
14 COCOS (Heckel Tavares)
- STELINHA (Sérgio Justen, Etel Frota)
FICHA TÉCNICA:
STELINHA EGG: A GRANDE CANTORA DE CURITIBA
Cantoras:
Helena Bel
Laís Mann
Margareth Makiolke
Rogéria Holtz
Músicos:
Piano: Sérgio Justen
Baixo: Marcelo Pereira
Bateria: Valmir Pegas
Acordeão: Marina de Camargo
Direção Geral: Rodrigo Browne
Direção Musical: Sérgio Justen
Roteiro e pesquisa: Etel Frota
Direção Cênica: Áldice Lopes
Edição de Vídeo: Alan Raffo
Video mapping: Pablo Colbert
Produção: Bárbara Magalhães
Agradecimentos: Áudios Stelinha – entrevistas realizadas com a cantora por Aramis Millarch. Acervo: www.millarch.org/. As imagens da Stelinha Egg foram cedidas pelo acervo do Museu da Imagem e do Som do Paraná. Padaria Família Farinha.
Esse espetáculo é dedicado à memória de Osval Dias de Ferreira Filho – Tiomkin (1953/2021)