Ourense é a “Capital termal da Galicia”, uma cidade com mais de 2 mil anos de história e famosa pelas termas.
As mais conhecidas são as Burgas, fontes de águas termais, que constituem um dos principais monumentos da cidade, há várias outras opções para banhos a céu aberto ao longo do rio Minhos. Ourense também conhecida é como a cidade das Burgas.
Cruzando a Ponte Mayor, chega-se à área das termas, aqui começa o Roteiro Termal do Minho: com águas de diferentes temperaturas, algumas gratuitas e outras pagas.
A área termal mais próxima à cidade é a de A Chavasqueira, que conta com uma estação termal privada de inspiração japonesa e com piscinas exteriores de livre acesso. Mais adiante localizam-se outras como Muíño da Veiga ou a Estação Termal de Outariz, onde também se pode desfrutar de tratamentos de beleza. Também estão as piscinas de Outariz e Burga de Canedo, a maior área termal da cidade e de uso gratuito.
A Ponte Maior de Ourense é também chamada Ponte Romana, Ponte Medieval ou Ponte Velha, baluarte estratégico da passagem para Santiago de Compostela e mirante privilegiado sobre esta passagem fluvial. Da primeira ponte romana, erigida durante a época do imperador Augusto, no século I D.C., são conservadas algumas pedras talhadas nas bases.
A Capela de Os Remédios, situada no extremo sul da Ponte Romana, forma trio declarado monumento histórico-artístico nacional em 1961. O santuário foi fundado pela família Méndez Montoto em 1522. Abriga a imagem de pedra da Virgen de los Remedios, cuja peregrinação, que se celebra no dia 8 de setembro, reúne um número considerável de participantes.
Fontes: