Nesta 22º Termatalia, a Fam Press foi na cidade Histórica de Chaves. Localizada no Alto Tâmega, pertencendo à região do Norte, no Distrito de Vila Real. Fundada em 1258, com vestígios de presença humana que remonta ao Paleolítico.
Fronteira Portugal-Espanha, conhecida pelo epíteto de “A Raia”, é a linha que divide os territórios da República Portuguesa e do Reino de Espanha. É a fronteira mais antiga da Europa.
Atrações turísticas visitadas
A ponte de Trajano (Ponte Romana)
A ponte de Trajano sobre o rio Tâmega é um monumento romano que persiste. Foi construída no final do século I e início do século II. A ponte romana com 140 metros de comprimento e apoiada em 12 arcos de volta redonda visíveis, e em quatro soterrados pelo casario e aluviões.
A par do desenvolvimento das termas, constitui um dos melhores legados romanos da antiga “Águas Flávias”, que prevalece até os nossos dias, resistindo a históricas cheias, e às fortes correntes do rio.
Ali fomentaram o uso das águas quentes minero-medicinais, implantando balneários Termais, exploraram minérios, com destaque para filões auríferos, e outros recursos naturais.
Atualmente o sistema eletro-produtor do Tâmega é um dos maiores projetos hidroelétricos levados a cabo na Europa nos últimos 25 anos e contempla a construção de três aproveitamentos hidroelétricos na região do Alto Tâmega: Gouvães (bombagem), Daivões (turbinação) e Alto Tâmega (turbinação).
Termas Romanas
Vestígios do balneário termal foram recentemente encontrados (2004) no Largo do Arrabalde, que demonstram pela sua monumentalidade, a importância deste centro religioso e terapêutico.
O Museu das Termas Romanas conta a história de 2000 anos de um balneário terapêutico, era um espaço importante no Império Romano para tratar doenças de pele, estômago e maleitas de guerra. O complexo balneário escavado, apresentando duas grandes piscinas, alimentadas por nascentes termais, e outras de menor dimensão.
Consideradas as maiores termas medicinais romanas da Península Ibérica, este complexo termal, de aspecto terapêutico, tem características peculiares e esteve em funcionamento, pelo menos, até ao último quartel do séc. IV D.C.
Realmente é incrível que este sitio arqueológico tenha sido descoberto apenas no Sec. XXI. A preservação é notável e rica em informações.
Os materiais utilizados diferem em função da necessidade de resistir a cargas nos locais onde passam as condutas, sob a parede exterior dos edifícios utilizou-se a alvenaria de pedra, fora do complexo as condutas são construídas em tijolo. O seu programa arquitetônico era condicionado pela localização das nascentes, pela topografia, pelos tratamentos específicos ministrados, pela temperatura da água e pelo número de utilizadores esperados.
Ao logo dos séculos a terma teve diferentes fases de aprimoramento e construção, revelando as técnicas “avançadas” que detinham e perpetuaram.
Torre de Menagem
A torre do Castelo de Chaves, tem 28 metros e quatro andares aberto a visitações, adquirindo ingresso. Cercado por um jardim florido, com vista para cidade e o rio Tâmega, está no centro da cidade e edificada junto à muralha da vila medieval. A Torre de Menagem, cercada e elevada pelas muralhas do castelo de Chaves, sendo a mais alta da cidade, teve vital importância na defesa da cidade, nas disputas de poder entre Portugal e Espanha pela região.
Praça de Camões
Situa-se no antigo paço dos Duques de Bragança, onde a estátua erguida em homenagem a Dom Afonso, 8º Conde Barcelos e 1º Duque de Bragança. Neste largo nobre e histórico, está a Câmara Municipal de Chaves, a Igreja Matriz, a Igreja da Misericórdia e o Museu da Região Flaviense.
https://museutermasromanaschaves.pt/
Termas de Chaves
As Termas de Chaves são umas das mais procuradas estâncias de tratamento termal do país e a sua exploração para fins medicinais tem raízes na época romana. Com uma temperatura de 76º, a água minero-medicinal de Chaves é bicarbonatada e rica em minerais, sobretudo em sódio, sílica, fluoreto e hidrogeno-carbonato. A sua principal ação é estimular as funções metabólicas e orgânicas devido à sua mineralização, sendo indicada no tratamento de patologias musculoesqueléticas, do aparelho digestivo, cardiocirculatórias e das vias respiratórias.
Chaves Termas & Spa, há também espaço para dar uma nova vida e força à sua pele com os diferentes tratamentos de beleza corporal e facial, hidratantes ou esfoliantes, que tiram proveito das caraterísticas únicas dos produtos cujo principal elemento é a Água Termal.
Reforçando assim, os benefícios da água termal na saúde, terapêutica medicinal e estética, que hoje está muito mais acessível ao público.
https://www.termasdechaves.com/
A Feira Termatalia, nestes 22 anos de fomento TERMAL, confirma e demostra a constante ascensão deste nicho.
Alavancando os setores: turístico, hoteleiro, corporativo, B2B operadoras de turismo, negócios, saúde medicinal, cosmético, spas e bem estar, cultural, histórico, publicitário; todos fazem parte da cadeia do termalismo que movimenta milhões em trabalhos, investimentos e conhecimento.
Imprensa – Termatalia 2024
A próxima Feira Termatalia (2025), será na Colômbia.
Em breve mais informações, em como fazer parte desta imersão.
https://www.termatalia.com/en/termatalia-2024/
Gisele Pimenta 10/2024