Artista brasileira, atualmente residindo naquele país, tem uma carreira calcada em determinação e no peso das guitarras, e carrega a bandeira da música pesada
Na última sexta-feira (18), a cantora brasileira Isa Roddy representou o Brasil no maior reality show de música do mundo: a versão alemã do The Voice. A candidata participou do Blind Audition no programa, apresentando uma versão heavy metal do clássico “Barracuda”, do Heart, um dos maiores nomes do rock mundial.
A performance causou um grande impacto nas redes sociais, tanto na Europa quanto no Brasil, o que justifica que a presença de Isa Roddy no reality show trouxe ainda mais exposição, não apenas para seu trabalho artístico, mas como para o heavy metal e a representatividade da mulher neste cenário.
Assista um vídeo de Isa Roddy cantando “Barracuda”, no The Voice Alemanha: https://www.instagram.com/isaroddy/reel/DBYPOeOsNBj
A cantora comenta sobre a importância de sua performance no programa: “A partir do momento que pisei naquele palco, fui com a ideia de mostrar a minha arte, e pessoas que curtem o mesmo estilo, estão curtindo e me apoiando. Para mim, isso é o mais importante. Sempre houve o distanciamento midiático com o rock e metal – houve momentos onde foi mais comercial, mas este momento definitivamente não é agora”.
Em relação as diferenças entre o cenário no Brasil e no exterior, a artista adiciona: “Muitos brasileiros ainda costumam falar que para o rock e metal, lá fora é melhor, mas não é verdade. O mundo inteiro está indo para um caminho no qual outros estilos estão dominando, mas mesmo assim, seguimos firme com o objetivo de mudar esse cenário”.
Com isso, ela explica que o ambiente do rock é muito distante do que muitos pensam: “O rock ainda é muito chocante para quem não conhece. Quando se fala em festivais de metal, como o Wacken, as pessoas pensam que rola de tudo. E sinceramente, eu nunca estive em um ambiente musical tão familiar e aberto para todas as pessoas como o Wacken. Famílias com crianças pequenas, todos se ajudando, compartilhando cervejas e até mesmo fazendo churrasco juntos. As pessoas esperam o ano inteiro para ir nesses festivais. Eu conheci o meu namorado no Wacken, no qual fui com vários amigos brasileiros. É um momento de curtir, todos unidos pela música, pelo heavy metal. Isso só confirma que é um estilo de vida, que liberta as pessoas e traz reflexões”.
“Por exemplo, porque governos opressores tendem a proibir esse estilo musical? O metal dá voz sobre lutas como poucos estilos conseguem. Metal é expressão, é revolução, fala sobre liberdade, vontades, luz e escuridão, coisas que deveríamos saber lidar de forma natural. Por isso é importante ter pessoas que falem sobre”.
“Como todos os estilos musicais e de vida, existem caminhos mais árduos para algumas pessoas. Ser mulher no front, cantando rock e heavy metal, é um desafio aceito. Eu sei que não estou no meu lugar de fala, mas se você for uma mulher ou homem negro então, é ainda mais desafiante. Então, eu reforço a necessidade de termos cada vez mais espaço, para todos que querem. É isso que o rock e o heavy metal pregam de verdade. E quando você tem objetivos, corre atrás e tem muito amor por aquilo que faz, (tirando fatores sociais, claro), nada pode te parar”, analisa.
Assista um vídeo especial sobre os bastidores do The Voice Alemanha: https://www.instagram.com/p/DBbvsdpiaea
A escolha de “Barracuda” não foi por acaso: “Eu tenho um afeto por essa música. Lembro da época de criança, entre amigos e família, tocando-a no Guitar Hero. A palavra final é do programa, eles já têm uma lista, mas eu sugeri esta música e acabou sendo escolhida”.
A exposição obtida com sua performance de “Barracuda”, do Heart, no programa de TV alemão, é mais um capítulo de uma jornada que começou há tempos, e ainda se desdobrará em novos capítulos para a frente. A artista segue trabalhando com música, e inclusive está compondo novos trabalhos autorais como artista solo. A participação da cantora no The Voice Alemanha certamente foi um motivo de orgulho para a música brasileira como um todo, todavia, foi apenas mais um passo na carreira de Isa Roddy.
Para encerrar, Isa Roddy: “Sou muito agradecida, por todas as pessoas que estão me apoiando e mandando mensagens de carinho. Aos artistas que começaram a acompanhar o meu trabalho. Esse é meu objetivo, trazer a arte, o rock e o heavy metal para as pessoas. Seguirei aprendendo e evoluindo, afinal, quem acha que está tão no topo que não precisa evoluir mais, a queda é muito maior. Há muita coisa por vir e quero através da música trazer reflexões para vocês que se identificam com ela”.
Histórico
Isa Roddy despontou no cenário musical ainda na adolescência. Desde os 11 anos de idade, participou de concursos musicais de escola, ganhando por quatro anos seguidos o título na categoria composição. Entre as premiações, instrumentos e facilidades para aquisição, que ampliaram o espectro musical da artista, que seguiu realizando performances em casas de shows e bares na cidade de Curitiba.
Com o passar dos anos, gravou diversos vídeos e se tornou uma sensação nas redes sociais, como Instagram, TikTok, YouTube, produzindo conteúdo regularmente. Também fez aulas de canto com Ralf Scheepers (ex-Gamma Ray, Primal Fear), reconhecidos como uma das mais importantes vozes do heavy metal alemão no decorrer das décadas.
Redes sociais:
Insta: @isaroddy
YouTube: @isaroddy
TikTok: @isa.roddy
Facebook: @isaroddy
Fotos: © Joyn / André Kowalski