Brasil Música Viva! desperta interesse pela música instrumental entre jovens de escolas públicas de Curitiba

Compartilhar

Facebook
WhatsApp
 
As mais de cinco horas de shows sem vocal, apenas instrumental, aproximou músicos e plateia
 

O objetivo de formar plateia para a música instrumental e despertar o interesse pela arte foi cumprido na última quarta-feira (13), em Curitiba.

Promovida pela Vila Musical e Instituto Burburinho Cultural, ambos do Rio de Janeiro, a 1ª Mostra Instrumental Brasil Música Viva! aproximou músicos e plateia durante mais de cinco horas de shows de rock oferecido exclusivamente para 150 alunos de três escolas públicas da cidade, gratuitamente.

A praça Jacob do Bandolin, no Conservatório de Música Popular Brasileira, chegou a ficar pequena para tanta animação. Os adolescentes iam ao delírio a cada apresentação.

 

 

As cinco bandas curitibanas, a maioria delas tocando os clássicos do rock internacional, também ficaram encantadas com o carinho e o envolvimento do público. A próxima tarde musical será em São Paulo, dia 23.

“Foi incrível. Geralmente nos nossos shows, o que mais chama a atenção é o vocal. Nessa Mostra, a melodia foi o destaque. Muito bom! Só tenho a agradecer por termos sido convidados para compartilhar a nossa música com esses estudantes”, disse Willney Dovhepoly, entre um autógrafo e outro.  “Estou me sentindo importante com tanto carinho do público”, completou.

Para o flautista Rafael Alama, do Trio de Metais, foi emocionante tocar e contextualizar a música popular brasileira para uma plateia tão carente e ao mesmo tempo tão voraz por aprender sobre música. “Fui aluno do Conservatório, nessa Mostra tive a oportunidade de retribuir um pouco do que aprendi, sobretudo, manter vivo o Choro, um dos estilos musicais brasileiros mais antigos”.

*Quero tocar assim!*

As apresentações mexeram com o desejo dos jovens. “Estou aprendendo a tocar baixo. É a primeira vez que vejo uma banda de perto. Já quero voltar para casa e treinar o meu instrumento”, contou Erick do Carmo, de 10 anos, que ganhou o baixo do avô. “Quando ficar bom no baixo vou aprender guitarra”, disse Erick.

 

 

Outra adolescente que aproveitou cada minuto dos shows foi Nicole Rumão, de 15 anos. “Comecei aprender a tocar pandeiro há quase dois anos. Foi bom demais estar perto de músicos profissionais”, disse.

*Memórias inesquecíveis*

Para o professor de história e música, Rodrigo Tosin, essa Mostra promovida pela Burburinho Cultural, é um presente para os alunos. Muitos dos adolescentes estão assistindo shows ao vivo pela primeira vez. Uma memória que ficará para sempre.

A pedagoga Laura Albertina completou: “Uma experiência maravilhosa. São alunos de comunidades carentes. Com certeza vão levar para a vida toda!

 

 

Para Thiago Ramires, da Burburinho, o propósito está sendo cumprido. “Música é para todos. A Mostra visa resgatar a Música instrumental que está cada vez mais distante dos jovens, sobretudo para jovens e pessoas em situação de vulnerabilidade”.

Todas as atividades contaram  com intérpretes de Libras e mediadores para auxílio ao público.

*Lei de Incentivo*
O Brasil Música Viva! é um projeto viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, patrocínio da ExxonMobil, apoio do Conservatório de MPB de Curitiba, realização Vila Musical, Instituto Burburinho Cultural, Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil União e Reconstrução.

Compartilhar

Facebook
WhatsApp