Ambas as frotas avançam para a meta em Cabo Verde
Espera-se que os principais IMOCAs cheguem a Cabo Verde durante a noite de sexta-feira e no sábado de manhã, enquanto a frota consome as milhas na ‘estrada’ ao sul. Velejar rápido e apontar para o final – é uma ótima sensação.
As frotas IMOCA e VO65 estão passando pelas Ilhas Canárias. Agora é só ir até o final.
“Estamos passando pelas Ilhas Canárias”, disse o capitão Kevin Escoffier na manhã desta quinta-feira. “A 11th Hour Racing Team é o barco mais próximo e eles estão nos seguindo, então acho que estamos seguros (na liderança).
Assista na equipe da 11th Hour Race
“A equipe é muito boa. Alcançamos o sistema de relógio por cerca de 36 horas, o que foi difícil de entrar logo após o início com as condições difíceis. Estamos felizes com onde estamos, mesmo que definitivamente ainda não esteja terminado.”
Perseguindo o par líder está o Team Malizia.
“Todo o barco está funcionando. Tivemos alguns problemas antes ”, disse Will Harris, do que parecia ser um barco de carregamento rápido. “Agora é administrável, então é perfeito. Aproveitando a estrada para o sul. É bem legal.”
Dito isso, as obrigações domésticas ainda são um desafio nessas velocidades.
“Acabamos de chegar a 33 nós”, disse Annie Lush a bordo a bordo do GUYOT environnement -Team Europe.
“Mas às vezes desaceleramos repentinamente para cerca de 20 nós, o que torna complicado o uso do fogão e da água quente a bordo!”
VO65s
Na frota VO65, as três primeiras equipes estão dentro de 40 milhas, com WindWhisper liderando a equipe JAJO e a Mirpuri Foundation Racing Team.
“Fizemos nossa aposta, girando para o sul antes de Tenerife”, escreveu o navegador do WindWhisper, Asked Magdahl. “Os modelos meteorológicos mudaram muito para permitir uma rota mais para leste ao longo da costa africana, sugerindo uma guinada para sul entre as Ilhas Canárias ocidentais… Espero uma brisa forte entre Tenerife e Gran Canaria, e com a rota marítima a impedir-nos de fazer longos giros e possivelmente forçando mudanças nas velas, todos estarão no convés por 6 a 8 horas.”
O WindWhisper foi seguido pelo Team JAJO serpenteando pelas ilhas, enquanto o Mirpuri Foundation Racing Team optou por perseguir os principais IMOCAs a oeste das ilhas, procurando uma navegação rápida a favor do vento.
Embarque na WindWhisper Racing
“Estamos nas condições perfeitas para este barco, 20-25 nós a favor do vento, ondas grandes e indo rápido na direção que queremos ir – para Cabo Verde”, disse um exuberante Federico Melo a bordo da Mirpuri Foundation Race Team.
O trio líder deve chegar a Cabo Verde no sábado, com a Austrian Ocean Racing impulsionada pelo Team Genova e Ambersail 2 várias horas atrás. O Viva Mexico está agora no Atlântico, mas a mais de 750 milhas atrás.
Classificações às 15:00 GMT – 19 de janeiro de 2023
IMOCA
- Equipe Holcim-PRB, 565,5 milhas para terminar
2. 11th Hour Racing Team, 49,2 milhas para o líder
- Team Malizia, 102,6 milhas para o líder
4. Biotherm, 185,8 milhas para o líder
5. Ambiente GUYOT – Team Europe, 221,4 milhas para o líder
VO65
- WindWhisper Racing, 694,9 milhas para terminar
2. Team JAJO, 31,1 milhas para o líder
3. Mirpuri Foundation Race Team, 39,3 milhas para o líder
4. Austrian Ocean Race – Team Genova, 106,3 milhas para o líder
5. Ambersail 2, 152,7 milhas para o líder
- Viva México, 767,1 milhas para o líder