2ª edição da feira Ruído Analógico vai reunir 20 expositores de todo o Brasil

Compartilhar

Facebook
WhatsApp

O evento acontece no dia 11 de maio, no Pinhão HUB (o antigo Moinho Rebouças)

A 2ª edição da feira Ruído Analógico, que reúne expositores e fãs de vinil de todo o Brasil, será realizada no dia 11 de maio (sábado), no Pinhão HUB (antigo Moinho Rebouças). O evento, que tem entrada gratuita e acontece das 9h às 19h, é organizado pela loja curitibana Joaquim Livros & Discos.

Serão 20 expositores do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo, que apresentarão as mais recentes novidades do mundo do vinil e, obviamente, uma vasta coleção de discos, dos mais variados estilos musicais, para o público garimpar a vontade.

Criada em 2023, a Ruído Analógico tem como objetivo, valorizar a cultura do vinil. Afinal, nas últimas décadas, mesmo com o surgimento das novas tecnologias de música digital, o interesse pelos discos nunca deixou de existir.

Os próprios artistas e bandas nacionais e internacionais, apesar de serem obrigados a embarcar na era da música digital, ainda continuaram a lançar seus respectivos trabalhos também em vinil para os fãs que consomem, ou até preferem, a música analógica. “O vinil é um sobrevivente, pois conseguiu manter o interesse das pessoas mesmo com as mudanças pelas quais o mercado da música passou”, explica o proprietário da Joaquim Discos & Livros e organizador da Ruído Analógico, Marcos Ramos Duarte.

Dentro desse cenário, desde os anos 2010, a capital paranaense é uma das cidades do Brasil que mais se mobiliza para manter viva essa cultura que mexe com a memória afetiva das pessoas. “Nesse período, a gente sempre vem mantendo esse tipo de encontro de colecionadores e pessoas interessadas em começar as suas coleções. É um momento de celebração da música em formato analógico”, diz Marcos.

Essa será a primeira vez que uma feira de vinil acontecerá no antigo Moinho Rebouças, que é uma das construções mais antigas da cidade de Curitiba e tem um amplo espaço ao ar livre no qual o público encontrará uma grande estrutura.

Além dos expositores, o evento ainda contará com outras atrações, entre elas, a participação das editoras de livros de música Garota FM Books (Rio de Janeiro) e Editora Barbante (Curitiba), que vão expor vários títulos que estão ligados ao mundo da música.

Um dos destaques da coleção da Barbante é o livro “As Histórias São Iguais: As Aventuras da Relespública na Terra da Garoa e Solidão” (2023), escrito por Melissa Medroni e Marcelo Dallegrave, que aborda os bastidores da criação do álbum mais importante da discografia da banda curitibana Relespública. Os autores estarão presentes para autografar a obra.

Os selos musicais Zoom Discos (Curitiba) e Crocodilo Discos (São Paulo), também marcarão presença trazendo vários títulos que acabaram de sair do forno.

Entre os materiais que a Zoom vai expor, estão o EP “Same Thing Variations” (2023), do grupo curitibano Wi-fi Kills, e o álbum “Fumódromo” (2024), da banda curitibana Cigarras, lançado em parceria com o selo Neves Records, de Santa Bárbara d’Oeste.

Outra atração é a presença da banda curitibana Escambau que, a partir das 15h, estará autografando o álbum “Acontece Nas Melhores Famílias” (2008), que está sendo lançado pela primeira vez em vinil por meio do selo Melômano Discos.

O público também terá a oportunidade de assistir aos shows da banda Dirty Quarantine (Surf Music Instrumental) e da cantora, instrumentista e compositora Mariposa Alice. As apresentações começam às 16h.

Durante todo o evento, DJs animarão o público com uma discotecagem feita exclusivamente com vinis. O público também encontrará food trucks que oferecerão diversas opções de comidas, lanches e bebidas.

Além de todos esses atrativos, neste ano, a Ruído Analógico acontece na véspera do Dia das Mães, o que proporciona uma grande oportunidade para que as pessoas adquiram um presente diferenciado para os entes queridos nessa data tão especial.

O Pinhão HUB fica na Rua Engenheiros Rebouças, 1.732, no Rebouças. Acompanhe as notícias sobre o evento no Instagram @feiraruidoanalogico.

Joaquim Livros & Discos

A loja Joaquim Livros & Discos foi inaugurada em 2007. O principal foco da empresa é a literatura que aborda o mundo da música e as obras direcionadas ao público universitário. No espaço destinado aos discos, a loja comercializa tanto vinis novos quanto usados.

O local também é palco do projeto Joaquim Apresenta, criado em 2015 para valorizar o trabalho das bandas curitibanas por meio de entrevistas e pocket shows que são realizados dentro da própria livraria. Entre os grupos que já participaram dessa iniciativa, estão Mercy Killing, Rabo de Galo, e Trem Fantasma.

A Joaquim sempre esteve envolvida com os eventos criados para valorizar a cultura do vinil que são realizados em Curitiba, entre elas, cinco edições da Feira da Boca Maldita. Atualmente, a loja tem um acervo que reúne mais de 8.500 títulos de livros e 6 mil discos.

A Joaquim Livros & Discos fica localizada na Rua Alfredo Bufren, 51, no Centro de Curitiba. O fone da loja é o (41) 3078-5990.

Serviço:

O que: 2ª edição da feira Ruído Analógico.

Quando: 11 de maio (sábado), das 9h às 19h.

Onde: Pinhão HUB (Rua Engenheiros Rebouças, 1732, no Rebouças).

Valores: entrada gratuita.

Compartilhar

Facebook
WhatsApp