Festival Gralha Azul de Vivências Literárias divulga programação

Compartilhar

Facebook
WhatsApp

Evento gratuito será realizado nos dias 7 e 8 de junho no SESC Estação Saudade, em Ponta Grossa. Rodas de conversas vão reunir escritores e ilustradores paranaenses

 

O Festival Gralha Azul de Vivências Literárias, que será realizado nos dias 7 e 8 de junho no SESC Estação Saudade, em Ponta Grossa, já tem sua programação definida. Além da palestra de abertura com o escritor Domingos Pellegrini no dia 7 (sexta-feira), às 19h30, no Grande Auditório da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o evento terá rodas de conversa de 20 obras lançadas pela Biblioteca Gralha Azul, com a presença de 19 escritores e 11 ilustradores – todos paranaenses. As obras já estão disponíveis para consulta e download gratuito no site da Biblioteca Gralha Azul (www.bibliotecagralhaazul.com.br)

 

O Festival foi aprovado pela Lei Municipal de eventos geradores de fluxo turístico (SETUR PG) e conta com patrocínio da Continental Produtos Automotivos do Brasil. É uma realização da ABC Projetos Culturais e conta com o apoio do SESC e UEPG.

O evento vai reunir autores e ilustradores de 17 cidades, contemplando todas as regiões do Estado. Agnes Nagashima é uma das autoras que estará nas rodas de conversa. “É uma imensa alegria participar do Festival Gralha Azul. Vai ser muito importante tanto para os autores e ilustradores, como para o público e leitores conhecerem mais sobre as obras de paranaenses. Isso sem falar no estímulo à leitura entre as crianças.  Me orgulha muito ter um livro infantil nesta lista, de poesias, chamado ‘Nas cores do pôr do sol’. Sem dúvida, o festival vai ajudar na visibilidade do nosso trabalho”, enfatiza.

Muitos dos autores selecionados fazem parte de uma nova geração de escritores, com a primeira obra sendo publicada. “A programação vai gerar um terreno fértil para descobrirmos quem são esses novos escritores, qual o olhar eles têm para a literatura infantojuvenil, quais temáticas trazem à discussão… Há ainda espaço para transformarmos essas análises em campos de estudo e tanto a Biblioteca, quanto o Festival estão fazendo provocações nesse sentido”, convida Alessandra Bucholdz, diretora da ABC Projetos.

“Todo apoio às artes, à literatura, à cultura é um apoio à consciência crítica e ao mais humano. A literatura, como as artes em geral, nos permite enxergar para além do muro. Parabenizo a equipe da editora ABC e o Festival Gralha Azul”, celebra a escritora Joice Gumiel, que escreveu a obra “Um dia de Alice”.

A Biblioteca Gralha Azul foi criada a partir da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), contando com o patrocínio das empresas Paccar Financial, AP Winner, Belgotex do Brasil e Colégio Sepam.

Pioneiro em Ponta Grossa

As mediações das nove rodas de conversa que integram o Festival Gralha Azul serão realizadas pelos alunos do Programa de Pós-Graduação de Estudos da Linguagem da UEPG.

Eunice de Morais, coordenadora da área de Literatura e professora do PPGEL, destaca que o formato do Festival Gralha Azul é pioneiro em promover vivências literárias em Ponta Grossa.

“A programação das mesas foi nos passada pela diretoria da ABC Projetos Culturais, após consulta aos escritores e ilustradores selecionados pelo concurso da Biblioteca Gralha Azul de 2023. Essa parceria é uma grande oportunidade de estender as atividades e o conhecimento de nossos alunos e professores para a comunidade ponta-grossense. A integração é uma honra e enorme alegria para nós da UEPG. Esperamos que o festival se torne parte da programação do município”, reforça a professora.

Toda a programação é gratuita. Confira:

Sexta-feira 7 de junho

Palestras e Rodas de conversas com escritores e ilustradores

 

  • 13h – Palestra: “Ler é bom… Para quê? Para quem?” Com Profa. Dra. Suelen Ariane Campiolo Trevizan (UEPG)
  • 14h – “Mistério na horta do texugo” com Regiane Kusman
    “Para frente, para trás” com Gabriel Zaninelli

“As laranjas do mês de julho” com Joeli Gelinski e Mar Carlins

  • 15h – “Dançando com as dobrinhas” com Ivonete Gasparello e Lucas Pessoa
    “As aventuras de Guto” com Cinthia Baggio e Élio Chaves
  • 16h – “Em busca da Lagoa Dourada” com Catarina de Oliveira e Victor Marques
    “O tapetinho mágico” com Alexandre Leocádio e Wagner Muniz

Atividades

  • 14h30 às 17h – Contações de histórias e leituras interpretadas com Alfredo Mourão e Letícia Teixeira
    Pocket shows com Alexandre Leocádio e Silvestre Alves
  • 14h às 16h – Oficina de desenho tridimensional
  • 16h30 – Palestra: “O ilustrador de livros infantis no mercado de trabalho: da interpretação do texto à prospecção ativa nas redes sociais”, com Professor Laqua (Ilustrador e coordenador da pós-graduação de Ilustração Infantil Autoral)
  • 19h30 – Palestra de abertura: “Do saci ao super-homem, da riqueza à felicidade”, com Domingos Pellegrini no grande auditório da UEPG

 

Sábado 8 de junho

Palestra e Rodas de conversas com escritores e ilustradores (haverá emissão de certificado)

 

  • 9h – “O mistério do pote amarelo” com Dione Navarro, Laqua e Wagner Muniz. “Lembra-não-lembra” com Carla Kühlewein e Wagner Muniz
  • 10h – “Comida de outro Planeta” com Camila Pasetto e Danilo Kossoski

“Nas cores do pôr do sol” com Agnes Nagashima e Luciana Ramos

  • 11h – “Amélia Poleiro” com Paulo da Silva e Victor Marques

“A árvore viúva” com Darci Barros e Élio Chaves

  • 13h30 – Palestra: “Literatura negro-brasileira infantojuvenil e educação antirracista: aforismos e considerações” com Prof. Dr. Carlos André Ferreira (UEPG)
  • 14h30 – “Brincar de poesia” com Marcos Hidemi e Nessandra Cordeiro

Sikré Suelen Trevizan e Ana Taguchi

  • 15h30 – “Posso te contar meu sonho?” com Giovana Vendruscolo e Waldomiro Neto

“Cassandra e Pipoca” com Ana Carolina Marques e Waldomiro Neto

“Um dia de Alice” com Joice Gumiel

  • 16h30 – “O caçador de borboletas” com Diego Gianni e Laqua

“Os tamanhos do coração” com Elena Eggert e Lucas Pessoa

  • 14h30/17h – Contações de histórias e leituras interpretadas com Alfredo Mourão e Letícia Teixeira
    Pocket shows com Alexandre Leocádio e Silvestre Alves

Durante todo o evento, nos dias 7 e 8, haverá exposição das obras com silhuetas instagramáveis e tótens interativos

Serviço:

Festival Gralha Azul de Vivências Literárias

De 7 e 8 de junho de 2024

No SESC Estação Saudade

Fernandes Pinheiro, 77 – Centro, Ponta Grossa

Palestra de abertura com Domingos Pellegrini

Dia 7 de junho, às 19h30, no grande auditório da UEPG

Informações: www.bibliotecagralhaazul.com.br

Instagram: @abcprojetosculturais

 

Compartilhar

Facebook
WhatsApp