Makunfest estreia em Curitiba neste sábado, 28, com grandes nomes do samba de terreiro

Compartilhar

Facebook
WhatsApp
1ª edição da Makunfest reunirá sete atrações em 12 horas de música no Espaço Torres Jardim Botânico.
 
Vai começar o maior festival de samba de terr’eiro de Curitiba: a Makunfest, que será realizada neste sábado, 28 de setembro, no Espaço Torres Jardim Botânico. O evento já começa gigante, reunindo grandes nomes da nova e velha guarda do samba de terreiro. Tião Casemiro, Joia do Couro, Juliana D Passos, Yebandá, Pureza do Atabaque, Tambores do Paraná e Adri Batista e convidados prometem mais de doze horas de muita música, alegria e união.
 
A Makunfest, produzida pela LAM Produções e Eventos, será a primeira grande festa a celebrar o gênero musical na capital paranaense. “Várias vertentes da música, como o sertanejo, o rock e a MPB têm grandes festivais. Por que não um festival de samba de terreiro?”, questiona Leslei Camargo, idealizadora do evento, cujo intuito é valorizar a cultura brasileira e celebrar as religiões afro-brasileiras. “Será um momento que extrapola a religião, um momento de união e que vai levar a voz do povo de Santo para além de suas casas, espalhando nossa voz, nosso canto e nosso axé”, afirma.
 

Setores

 
O evento contará com camarote, área vip e pista, além de bares e área de alimentação. As mesas já estão esgotadas. Demais setores estão à venda pelo Disk Ingressos, a partir de R$ 70 a meia-entrada, mais taxa.
 
A Makunfest conta com ingresso solidário, com 50% de desconto mediante doação de 1kg de alimento e/ou 1kg de ração para pet – a ser entregue no dia do festival.
 

Line Up

 
Tião Casemiro: Um dos ogans mais respeitados do Brasil, o carioca Tião Casemiro começou a cantar e tocar ainda menino, aos 9 anos. Hoje, grande intérprete de cantigas em louvação aos Orixás e sucesso de streaming nas plataformas de música, ganhou notoriedade em 1994, com sua participação no ‘Festival das Religiões da Natureza’, no Maracanãzinho. Atualmente, Tião Casemiro é ogan em Jacarepaguá e leva o samba de terreiro para todo o país.
 
Joia do Couro: Ícone da nova geração do samba de terreiro, o paulista Joia do Couro, de apenas 22 anos, reúne mais de 760 mil seguidores em suas redes sociais. O cantor e influenciador tem reunido multidões em suas apresentações e foi destaque na 2ª Marcha Para Exú, realizada na Avenida Paulista, em São Paulo, no dia 18 de agosto.
 
Juliana D Passos: Paulista radicada em Florianópolis, é cantora profissional há 24 anos. Está à frente da produtora Macaia, que engloba em seu canal do YouTube diversas séries que homenageiam a cultura presente nas religiões de matriz africana, como o espetáculo Juliana D Passos e a Macumbaria, Atabaque & Voz, Acordes de Aruanda e Sambas de Macumba. Seu canal soma mais de 40 milhões de visualizações com mais de 300 mil espectadores.
 
Pureza do Atabaque: Luan Pureza também faz parte da nova geração de sucesso do samba de terreiro. O artista soma mais de meio milhão de seguidores em suas redes sociais, onde divide com o público suas músicas e dia a dia de curimbeiro – batedor dos tambores sagrados. O cantor, compositor e músico irá gravar seu primeiro DVD no dia 22 de setembro, ao vivo em São Paulo. De lá, segue para animar o público da Makunfest.
 
Tambores do Paraná: Com os ideais de promover eventos em nome da religião, da união dos terreiros e de luta contra a intolerância religiosa, o grupo, além de realizar apresentações musicais, repassa as tradições por meio do Grupo Escola Tambores do Paraná, que ministra aulas de atabaque, canto e curimba.
 
Adri Batista: Ícone da musicalidade e talento do Paraná. A primeira SAMBA cruzada, título criado para ela. Adriana Batista é uma das grandes intérpretes do samba de terreiro, “a oração cantada”, assim a definem. Exerce há mais de 20 anos o importante papel de dar voz, vez e visibilidade à música que nasce dentro dos terreiros, além de revisitar grandes sucessos de vozes femininas como Clementina de Jesus, Clara Nunes e Maria Bethânia. A cantora levará convidados surpresa para uma apresentação única no Makunfest.
 
Yebandá: Completa o line a banda curitibana Yebandá, que traz em seu nome uma homenagem a Iemanjá. Criada em 2021 e sucesso de público na capital, tem como voz principal Ber Domingues, educador e pesquisador que se encontrou na musicalidade de pé no chão do terreiro, sentindo a força dos Orixás sendo transpassada pela voz.
 
OKAN: Os OKAN, músicos que irão acompanhar Joia do Couro, Luan Pureza e Tião Casemiro, são mais do que apenas uma banda: o grupo de Curitiba, criado por dois jovens, realiza periodicamente eventos para arrecadação de alimentos, roupas e calçados, que posteriormente são doados a quem precisa. É um projeto que visa levar o axé, o amor e a alegria em louvar o sagrado, além de prestar caridade e apoio aos necessitados.
 

SERVIÇO

 
Makunfest – Festival de Samba de Terreiro
 
Data: 28 de setembro de 2024 (sábado)
 
Local: Espaço Torres Jardim Botânico
 
Endereço: Rua Pergentina Silva Soares, 159. Curitiba, PR
 
Abertura dos portões: 11h30
 
Ingressos: Disk Ingressos

Compartilhar

Facebook
WhatsApp

Últimas