Crianças e jovens da periferia de Curitiba visitam a Biblioteca Pública do Paraná para conversa com escritores paranaenses

Compartilhar

Facebook
WhatsApp
Mostra Literatura Paraná levou contação de histórias e rodas de leitura para a periferia de Curitiba - Cred Monica Lachman
Mostra Literatura Paraná já impactou mais de 1.000 crianças das regiões da Vila Torres, Parolin e CIC e segue para sua última semana incentivando a leitura e valorizando a literatura paranaense
De 24 a 27 de setembro, a terceira edição da Mostra Literatura Paraná promove uma experiência imersiva para crianças e jovens da periferia de Curitiba.
O projeto, que tem o objetivo de incentivar a leitura e valorizar a literatura paranaense, passou por escolas, associações de moradores, organizações da sociedade civil e casas lares da Vila Torres, Parolin e CIC – Cidade Industrial de Curitiba. Agora, em sua última semana de realização, a mostra leva os alunos para uma visita especial na Biblioteca Pública do Paraná.
Lá, os jovens terão a oportunidade de conversar com os escritores paranaenses Jaqueline Conte, Paulo Biscaia Filho, Josiane Bibas e Carol Sakura, e participar de ações de contações de histórias, conferir o curta “Anacleto, o Balão” e explorar a diversidade da literatura, incluindo o gênero do horror, contando ainda com intervenções de horror com a companhia Vigor Mortis.
“A mostra levou um pouco do universo literário às escolas e instituições das regiões da periferia de Curitiba nas últimas três semanas. Agora, esses alunos que receberam o projeto participarão de um bate-papo com autores do Paraná, podendo trocar experiências com os escritores, tirar dúvidas e se aprofundar ainda mais no imaginário da literatura. Durante a ação, eles ainda receberão livros dos autores para levar para casa e poder passar a arte da leitura para outros jovens. Distribuíremos 600 livros para crianças e jovens seguirem com a paixão pela literatura”, comenta Kenni Rogers, idealizador da Mostra Literatura Paraná.
Universo do horror também foi abordado na literatura para adolescentes - Cred Monica Lachman
Confira a programação: 
 
Terça-feira (24/9) – Biblioteca Pública do Paraná
Local: Biblioteca Pública do Paraná
Horário: 14h30 – Bate-papo com o escritor Paulo Biscaia e Intervenções de horror com a companhia Vigor Mortis. Participantes receberão o livro “HIstórias Curtas de Horror”
 
Quarta-feira (25/9) – Biblioteca Pública do Paraná
Local: Biblioteca Pública do Paraná
Horário: 9h30 – Bate-papo com a escritora Josiane Bibas e Contação de Histórias com Ailén Roberto e Erick Herculano. Os participantes ganharão o livro “Leo, Loola e o Baú”, de Josiane Bibas. 
             
Quinta-feira (26/9) – Biblioteca Pública do Paraná
Local: Biblioteca Pública do Paraná 
Horário: 14h30 – Bate-papo com a escritora Jaqueline Conte e Contação de Histórias com Ailén Roberto e Erick Herculano. Os participantes ganharão o livro “Na casa amarela do Vovô e outros poemas para brincar “, da autora.
 
Sexta-feira (27/9) – Biblioteca Pública do Paraná
Local: Biblioteca Pública do Paraná
Horário: 9h30 – Bate-papo com a escritora Carol Sakura e exibição da animação “Anacleto, o Balão”. Os participantes ganharão o livro “Anacleto, o Balão”, de Sakura. 
 
Sobre os autores: 
 
Jaqueline Conte é jornalista, poeta, pesquisadora e escritora de poesia e literatura infantil juvenil. Escreveu os livros “Céu a Pino” e “Desterência”, de poesia, e dos infantis “Sonhos de Uma Noite de Verão no Zoo”, “Na Casa Amarela do Vovô: e outros poemas para brincar”, “Passarinho às Oito e pouco”, “Os Jornais de Geraldine” e “Cantigas de Invento”.
 
 Paulo Biscaia Filho é autor do livro “Palcos de Sangue” e roteirista nos dois volumes da série “Vigor Mortis Comics”. É também diretor de cinema e teatro pela Vigor Mortis, tendo ganhado diversos prêmios internacionais com seus longas “Nervo Craniano Zero” (2012), “Morgue Story” (2009), “Virgin Cheerleaders in Chains” (2018) e “A Macabra Biblioteca do Dr. Lucchetti” (2022). 
 
A autora Josiane Mays Bibas escreveu os livros “A Coceira de Bartolomeu”, “Doeu, Bartolomeu?”, Amélia e Bartolomeu”, “O Tesouro das Férias”, “Um Verão na Ilha”, “Pato” e “Leo, Lola e o Baú”. Além disso, atua como fonoaudiologia e é coordenadora da ONG Freguesia do Livro. 
 
A escritora e roteirista Carol Sakura é autora do livro “Anacleto, o Balão”, tendo ainda adaptado a obra para animação, formato que foi premiado no 25º Festival Kinoarte de Cinema e menção honrosa no Festival Ajayu (peru), na categoria Latinoamericano. 
 
A terceira edição da Mostra Literatura Paraná é uma realização da KR Produções, com incentivo do EBANX e apoio da Biblioteca Pública do Paraná. O projeto é realizado por meio da Lei Municipal Complementar 27/2005 do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura.
 
 
Serviço:
3ª Mostra Literatura Paraná
Data: 2 a 27 de setembro
Locais: Vila Torres, Parolin, CIC e Biblioteca Pública do Paraná
Realização: KR Produções
Incentivo: EBANX
Apoio: Biblioteca Pública do Paraná
Projeto é realizado por meio da Lei Municipal Complementar 27/2005 do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura

Compartilhar

Facebook
WhatsApp