O projeto “Era uma vez…Eram duas…Eram três” terá 18 apresentações, de seis espetáculos diferentes, abertas ao público no Teatro Bom Jesus entre os meses de abril e outubro
“Era uma vez…”. É desta forma que histórias infantis como contos de fadas e fábulas eram introduzidas às crianças num passado recente. Os tempos são outros e as histórias também; e com o objetivo de contextualizar clássicos de literatura infantil dentro de dilemas contemporâneos, a Guanabara Produção Cultural e o Ministério da Cultura apresentam, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a partir desta sexta-feira, dia 11 de abril, a 4ª edição do Festival Infantil “Era uma vez… Eram duas, eram três”, com montagens adaptadas pela companhia de teatro Cia Abração. Ao longo de 2025, serão 18 apresentações gratuitas, com seis espetáculos diferentes, no Teatro Bom Jesus, em Curitiba. A estreia do megafestival acontece neste final de semana, com a peça “O Mágico de OSS”, uma adaptação do clássico “O Mágico de Oz”.
A diretora criativa da Guanabara Produção Cultural, Carolina Montenegro, destaca que a proposta do festival é fazer com que as famílias se identifiquem com os personagens e diálogos. Temas como diversidade, inclusão, educação, tecnologia e sustentabilidade são trabalhados. “Queremos cumprir o papel do teatro em levar as cenas para fora dos palcos e ser um espaço de transformação por meio da arte”, comenta Carolina. As escolhas dos espetáculos foram feitas com base nos clássicos mais reconhecidos pelo público infantil, ao total são 6 peças, uma por mês: “O Mágico de OSS”, “Bela e a Fera”, “Pinóquio”, “Alice no País das Maravilhas”, “Peter Pan” e “Flautista de Hamelin”. A execução das peças conta com mais de 150 pessoas envolvidas entre artistas, produtores e equipe técnica.
O espetáculo “O Mágico de OSS” apresenta a história de Doroti, uma menina que briga com seus amigos e se sente incompreendida por seus avós. Em um ataque de fúria, a menina se vê abduzida por um furacão que a transporta para um lugar mágico. Em sua jornada, ela encontra um espantalho sem cérebro, um homem de lata sem coração e um tigre covarde. Todos se unem em busca daquele que poderá dar-lhes o que cada um necessita: o poderoso Mágico de OSS. O ambiente cênico propõe alusões à cultura oriental, conferindo uma atmosfera mística de reconhecimento das ações para a valorização de virtudes humanas.
A peça de estreia do “Era uma vez… Eram duas, eram três” contará com três apresentações no Teatro Bom Jesus, na sexta-feira (11), a partir das 9h30 e das 14h30, em exibições exclusivas para escolas públicas; e no sábado (12), a partir das 15h, com público livre.
Confira a agenda completa do festival “Era uma vez…Eram duas…Eram três” na cidade de Curitiba:
- Mágico de Oz: dias 11 e 12 de abril
- Bela e a Fera: 9 e 10 de maio
- Pinóquio: 6 e 7 junho
- Alice no País das Maravilhas: 8 e 9 agosto
- Peter Pan: 26 e 27 setembro
- Flautista de Hamelin: 17 e 18 outubro
Serviço:
O Mágico de OSS – Festival Era uma vez…Eram duas…Eram três
Quando: dias 11 (9h30 e 14h30) e 12 de abril (15h)
Local: Teatro Bom Jesus (Rua 24 de Maio, 135 – Centro)
Retire seu ingresso na plataforma Sympla: www.sympla.com.br
FOTOS DE DIEGO CAGNATO