Exposição fotografica Daniel Castellano, em comemoração dos 80 anos da Aliança Francesa, em Curitiba.

Compartilhar

Facebook
WhatsApp

Mês da Francofonia 2025 : EXPOSIÇÃO “Curitiba à la française, noir et blanc”
Abertura 22 de março na Aliança Francesa

Neste março, a Aliança Francesa de Curitiba celebra não apenas o Mês da Francofonia, mas também os 80 anos de sua presença na capital paranaense, com a exposição “Curitiba à la française, noir et blanc”, do talentoso fotógrafo curitibano Daniel Castellano. A mostra oferece uma imersão na poesia do preto e branco, evocando o legado dos grandes mestres da fotografia francesa, como Brassaï, Cartier-Bresson e Doisneau.

Através de seu olhar único, Castellano transforma as ruas, a arquitetura e os personagens de Curitiba em novas narrativas visuais, inspiradas na atmosfera sofisticada e atemporal da fotografia francesa. Suas imagens exploram a cidade sob a luz suave e misteriosa do preto e branco, criando uma leitura poética e única dos espaços urbanos.

“Curitiba à la française, noir et blanc” é uma homenagem à nossa cidade e à sua ligação com a cultura francesa, refletindo a elegância e a riqueza de sua história e arquitetura sob a influência da tradição fotográfica francesa. Venha vivenciar Curitiba sob uma nova luz – elegante, atemporal e cheia de histórias.

Abertura | Bate-papo com o fotógrafo

A abertura da exposição contará com um bate-papo exclusivo com o fotógrafo Daniel Castellano. Ele falará sobre o processo criativo por trás das imagens e a inspiração na fotografia francesa, além de discutir sua visão pessoal da cidade de Curitiba. O bate-papo acontecerá no Café Louis Philippe, no dia 22 de março, das 11h às 12h.

Prefeito Eduardo Pimentel e demais autoridades, participam da comemoração

dos 80 anos da Aliança Francesa. Curitiba, 20/03/2025.

A Aliança Francesa de Curitiba celebrou nesta quinta-feira (20/3) 80 anos de história com um evento marcado por homenagens e o descerramento de placas comemorativas oferecidas pela Prefeitura e o Governo do Estado. O prefeito Eduardo Pimentel destacou a importância da relação entre Curitiba e a França e obras feitas em parceria com o país europeu.

“Não tenho dúvida de que a França é o país mais ligado à nossa cidade. É o país com que nós mais temos relacionamento importante, a começar pelos investimentos que temos feito nos últimos anos através da Agência Francesa de Desenvolvimento, entre eles o Bairro Novo da Caximba”, afirmou Pimentel.

Presenças

A celebração também contou com a presença da secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira; do presidente da Aliança Francesa de Curitiba, Alberto Paranhos; do chefe substituto do Escritório de Representação do Itamaraty no Paraná, secretário Paulo Fernando Pinheiro Machado; do presidente da Câmara de Comércio Brasil-França no Paraná, Germano Paciornik; da conselheira dos franceses no exterior, Ana Fábia Ferraz Martins; do chefe de Relações Internacionais e Cerimonial da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó; da vereadora Rafaela Lupion; do cônsul honorário da França em Curitiba e vice-presidente da Renault do Brasil, Antônio Fleischmann; e do curador da mostra Curitiba à la Française, Noir et Blanc, Ricardo Zig.

SERVIÇO

Data: Dia 22 de março de 2025

Horário: Das 11h às 12h

PERÍODO DA EXPOSIÇÃO

Data: De 22 de março até dia 25 de maio de 2025

Horário: De terça à sexta 11h às 20h30 – Sábados e Domingos de 09h às 20h

Local: Café Louis Philippe – Rua Prudente de Morais, 1101 – Centro

 

 

Fotos: Gisele Pimenta

Compartilhar

Facebook
WhatsApp

Últimas