“O Grande Circo Favela” será apresentado por mais de 400 crianças e adolescentes, atendidos na sede da ONG e em outras cinco instituições parceiras
No dia 12 de novembro, as crianças e adolescentes atendidas pelo Instituto Incanto vão apresentar o espetáculo “O Grande Circo Favela”, no Teatro Positivo (Grande Auditório), às 20h. No elenco, cerca de 400 jovens (com idades entre 6 e 19 anos) que participarão do espetáculo são de famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas pela instituição e por ONGs parceiras. A apresentação envolverá no total cinco modalidades artísticas: teatro, circo, dança (contemporânea, hip hop, balé e sapateado), canto e percussão.
O espetáculo conta a história de Helena, uma menina esperta e cheia de sonhos que encontra o palhaço Pipo, entristecido pelo fechamento do circo onde trabalhava. Para mudar o rumo dessa história, Helena decide montar um circo na favela onde mora. Um enredo recheado com o poder da solidariedade, pelo espírito de união e senso de comunidade. Além da presença de atores profissionais, o espetáculo terá show de malabarismo e orquestra.
“O Grande Circo Favela” tem duração de 1h30min e entrada gratuita. Os 2.500 convites disponíveis serão distribuídos entre os familiares das crianças, patrocinadores, mantedores do projeto e demais interessados. Para o público externo, os convites podem ser adquiridos por meio do Instagram do Incanto @institutoincanto. Para isso, o espectador deve enviar uma mensagem para a página da instituição, informando o número de convites que deseja e o número de contato para a entrega.
Vale destacar que os ensaios ocorreram com professores do Centro Cultural e com voluntários do Incanto que atuam em cinco ONGs parceiras: Comunidade Rio Negro, Centro de Transformação Social Vida Nova, Fundação Iniciativa, Lar Sol Amigo e Instituto Playing For Chance. O espetáculo possui o apoio do Teatro Positivo e do incentivo da Lei Rouanet.
Talento em cena
Foto: Divulgação.
Para algumas crianças, jovens e seus familiares, esse projeto representa o primeiro contato com a arte. “Temos alguns pais de atendidos que nunca foram em um teatro. E esse momento é muito significativo na vida deles: de ver seus filhos podendo celebrar sua arte e seu talento em um dos maiores palcos do Brasil, onde grandes artistas nacionais e internacionais se apresentam. É uma experiência voltada para todos das famílias dos nossos assistidos. Uma oportunidade que permite que eles possam encontrar esperança e acreditar na transformação”, diz Pamela Muzzo, voluntária do Incanto.
Um dos grandes objetivos dessa iniciativa é mostrar às crianças e jovens que eles podem ser o que quiserem, desde que persigam seus sonhos. “Essa é uma oportunidade de apresentar um trabalho realizado durante um ano inteiro. O que foi aprendido! E mostrar que podem ser grandes artistas, que eles têm o direito de sonhar e viver esse sonho”, destaca Camila Casagrande, CEO e Fundadora da instituição.
A participação dos pais e familiares, por consequência, é fundamental para o espetáculo. “O Incanto é um projeto social que busca transformar a vida das crianças que vivem em vulnerabilidade social, para que as crianças mostrem para os seus pais que, mesmo em uma sociedade desigual, ainda é possível ter esperança”, resume Camila.
Assim como nos anos anteriores, o espetáculo promoverá uma reflexão que impacta a vida de todos que assistem à peça. Em 2024, o enredo irá retratar o valor da comunidade, união e força. A adaptação teatral da obra “Grande Circo Favela”, de Otavio Junior, traz à tona uma história envolvente que, não apenas promove a arte e a cultura como ferramentas de transformação social, mas também inspira reflexões profundas.
“Escolher o tema nunca é simples, pois há tantas mensagens valiosas para construir uma peça. Em 2024 não será diferente, com as crianças e a plateia. Este ano, vamos conhecer a trajetória de Helena e o palhaço Pipo, transmitindo uma mensagem poderosa sobre a empatia, o trabalho em equipe e a força da comunidade. Um convite para nos reconectarmos com nossas raízes e valores comunitários”, aborda Gabriela Valcanaia, Diretora Artística do Espetáculo.
Camila Casagrande complementa explicando que o foco do público nessa apresentação são as famílias das crianças e dos adolescentes, “para que eles se encantem com toda a força e potência que seus filhos têm, os incentivando a ir mais longe todos os dias e a correrem atrás dos seus sonhos. Afinal, é com os pais acreditando que o Incanto realmente pode ser uma fonte de transformação, que conseguimos validar nosso trabalho”, finaliza.
Foto: Divulgação.
Sobre o Instituto Incanto
O Instituto Incanto celebra em 2024 7 anos. O nome “INCANTO” é sigla de Instituto de Cultura, Arte e Novas Tecnologias. O Incanto é uma OSC de Curitiba, com a missão de transformar a vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social por meio da arte, da cultura, do esporte e da tecnologia, ferramentas de humanização e desenvolvimento social.
Instituto Incanto
Instagram: https://www.instagram.com/ institutoincanto