Equipe JAJO conquista o segundo lugar na classe VO65

Compartilhar

Facebook
WhatsApp

 

Mirpuri Foundation Racing Team se retira da primeira perna, deixando o pódio aberto para a equipe austro-italiana

 

Enquanto a Biotherm de Paul Meilhat (quarto lugar) e o ambiente GUYOT de Benjamin Dutreux – Team Europe (quinto lugar) completavam o ranking IMOCA durante a noite, a equipe holandesa JAJO conquistou um forte segundo lugar na The Ocean Race VO65 Sprint, atrás da WindWhisper Racing Team da Polônia, que havia terminou no sábado com uma impressionante vitória na classe VO65.

22 January 2023, GUYOT environnement – Team Europe, last IMOCA to arrive in Cabo Verde.annie

O capitão holandês Jelmer van Beek liderou sua equipe na linha de chegada às 17:52:52 UTC para um tempo de perna de 6d 4h 52m 52s.

22 January 2023, Austrian Ocean Racing powered by Team Genova arrive in Cabo Verde.

“Tivemos um pouco de dificuldade na primeira parte da regata, não conseguimos acompanhar os outros, mas quando saímos de Gibraltar estávamos cada vez melhores, as mudanças de vela eram melhores, velejamos mais afiados”, van Beek disse. “Sempre podemos encontrar um pouco mais de velocidade, ficar um pouco mais rápido, mas estamos felizes com o segundo lugar. É muito bom estar aqui em Cabo Verde.”

22 January 2023, Austrian Ocean Racing powered by Team Genova arrive in Cabo Verde. Arrival time 08:13:54 Elapsed 6 days 19 hours 13 mins 54 sec

Com as duas primeiras posições decididas, parecia que a Mirpuri Foundation Racing Team reivindicaria a terceira posição. Mas quando a equipe se aproximou de Mindelo, anunciou que se retiraria da primeira perna depois de ter perdido uma marca da corrida no estreito de Gibraltar.

 

Os fãs observadores do rastreador de corrida se lembrarão que o barco da Mirpuri Foundation Racing Team traçou um curso ao sul e dentro de uma zona de exclusão, que também foi designada como uma marca do percurso da corrida. Ao não corrigir o erro, a equipe não teria pontuado pelo esforço na primeira etapa da prova, optando por desistir da etapa antes de finalizar.

 

Uma declaração da equipe dizia: “… problemas técnicos a bordo resultaram em nossa falha em deixar a Zona de Exclusão de Gibraltar do Sul para bombordo de acordo com as instruções de corrida. Como perdemos uma marca do percurso, a equipe decidiu se retirar da primeira perna da Ocean Race VO65 Sprint 2023.”

 

“Estamos muito desapontados com isso”, admitiu o capitão Antonio Fontes. “Mas a tripulação fez um trabalho incrível tirando-nos do Mediterrâneo em condições muito difíceis. Depois tivemos as condições de navegação super rápidas no Atlântico e foi muito divertido correr de Gibraltar até aqui.”

 

A aposentadoria abriu as portas para um pódio para a Austrian Ocean Racing impulsionada pela Team Genova, que foi a última equipe a entrar na The Ocean Race VO65 Sprint e só chegou ao porto de largada de Alicante, na Espanha, dias antes do início do evento.

 

O quarto VO65 a terminar foi o Ambersail 2, de bandeira lituana, que chegou na manhã de domingo.

22 January 2023, Ambersail 2 arrive in Cabo Verde.

Isso deixa o Viva México como o único time ainda competindo. O Skipper Erik Brockmann e a sua equipa ainda se encontram a 600 milhas de Cabo Verde depois de terem parado no porto espanhol de Almeria para fazer alterações à vela mestra.

 

IMOCA —  Veja as principais chegadas

 

Com as posições do pódio decididas durante a noite de sexta-feira – Equipe Holcim-PRB; Equipe de Corrida da 11ª Hora; Team Malizia – A equipe Biotherm de Paul Meilhat está correndo para somar um ponto extra sobre o ambiente GUYOT – Team Europe. Na noite deste sábado, a equipe cruzou a linha de chegada às 23h47min40seg para garantir a quarta colocação.

21 January 2023, Biotherm, fourth IMOCA arrived to Cabo Verde.

“Uau. Foi incrível”, disse Meilhat. “Foi a primeira vez que tivemos toda a tripulação a bordo. Tentei cuidar das pessoas primeiro e depois do barco e tivemos sucesso – estamos aqui sem grandes danos e todos nós seguros e felizes e prontos para correr novamente.

 

Isso deixou a equipe franco-alemã de Ben Dutreux terminando o percurso em quinto lugar.

 

“Infelizmente acabamos tendo menos vento com a nossa opção perto da costa africana e precisávamos virar de jibe antes que chegasse o desvio à esquerda. Sabíamos que corríamos algum risco lá, mas isso nos afetou muito ”, escreveu Robert Stanjeck a bordo do GUYOT environnement – Team Europe, enquanto a equipe voava com floretes durante a corrida final para Cabo Verde.

 

“Então tivemos que nos reagrupar e definir o que queremos alcançar nos últimos dois dias da perna 1. Mudamos nosso foco para treinar e preparar as coisas para a perna 2. No momento estamos voando a 24 nós a favor do vento em um mar agradável rumo ao fim. Mal posso esperar para tomar uma cerveja gelada!!”

 

Às 02h20, horário local, no início da manhã de domingo, ele realizaria seu desejo, com GUYOT envrionnement – Team Eruope cruzando a linha de chegada para completar os resultados da IMOCA para a primeira etapa.

 

Não há In-port race em Cabo Verde. Por ser uma escala curta, as equipes são altamente restritas na forma como podem operar, com todo o trabalho a bordo a ser feito pela equipe de vela.

 

O início da segunda etapa para a Cidade do Cabo está agendado para quarta-feira, 25 de janeiro, às 17h10, horário local (18h10 UTC). A cobertura da corrida ao vivo estará disponível nas plataformas Eurosport e Discovery+. Um guia completo de como seguir estará disponível antes do início.

 

 

Classificações da primeira perna às 12:00 UTC – 22 de janeiro de 2023

 

IMOCA

  1. Equipe Holcim-PRB, primeira etapa vencedora, finalizada – 5d 11h 01m 59s
  2. 11th Hour Racing Team, finalizada – 5d 13h 50m 45s
  3. Team Malizia, finalizada – 5d 16h 35m 21s

4. Biotherm, finalizada – 6d 8h 47m

  1. Ambiente GUYOT – Team Europe, finalizado – 6d 12h 20m 37s VO65 
1. WindWhisper Racing, finalizado, 5d 16h 35m 21s
 2. Team JAJO, finalizado, 6d 4h 52m 52s
 3. Austrian Ocean Racing – Team Genova, finalizado, 6d 19h 13m 54s 
4. Ambersail 2, finalizado, 6d 21h 49m 04s 
5. Viva México, 690,7 milhas para o líder
 6. Mirpuri Foundation Racing Team – Aposentado da etapa

 

Compartilhar

Facebook
WhatsApp