Esta história é enviada em nome do Prêmio Magnus Olsson
O ícone e lenda sueca da vela, Pelle Petterson, foi anunciado como vencedor do prestigioso Prêmio Magnus ”Mange” Olsson 2022, que é concedido anualmente a um indivíduo que fez uma contribuição indelével ao mundo da vela.
Pelle Petterson é o primeiro sueco a receber o prémio Mange Olsson e junta-se a uma impressionante lista de vencedores anteriores, que inclui alguns dos maiores nomes do desporto da vela: Torben Grael, Sir Ben Ainslie, Stan Honey, Santiago Lange, Grant Dalton, Carolijn Brouwer, Peter Burling e Martine Grael.
Por muitos anos, Pelle Petterson foi um dos melhores velejadores da Suécia. Com duas medalhas olímpicas na classe Star – uma de bronze em 1964 e uma de prata em 1972 – e mais dez medalhas em Campeonatos Mundiais, incluindo uma de ouro em 1969, ele também foi um dos principais nomes do circuito internacional de vela. Por duas vezes liderou um desafio sueco pela Copa América, em 1977 e 1980, com o barco Sverige. Ambas as vezes, com Mange Olsson como um valioso membro da equipe.
Ele também correu a bordo do The Card,a entrada sueca na edição de 1989-90 da Whitbread Round the World Race, a antecessora da The Ocean Race.
Além de ser um marinheiro de renome, Pelle também é um ícone do design, principalmente na indústria naval, onde mais de 100.000 barcos foram produzidos para seus projetos. Mas não termina aí; Pelle criou um carro esportivo Volvo (o P1800, que hoje é um clássico cult). Seus outros produtos de design variam de relógios a uma balsa Stena.
Em 2004, ele recebeu o prêmio KTH, The Royal Institute of Technology, por seu trabalho de design ao longo da vida e, em 2011, recebeu a medalha HM Konungens, sua Majestade o Rei, por serviços especiais.
Pelle é o primeiro membro do Swedish Sailing Hall of Fame. Ele também pode reivindicar uma influência em ajudar a desenvolver Magnus Olsson no renomado marinheiro que ele se tornaria, depois de lhe oferecer um lugar como tripulação a bordo do desafiante da Copa América Sueca, Sverige, em 1977. Pelle havia reconhecido que Mange era um bom marinheiro de bote e dedicou seu projeto especial no KTH (The Royal Institute of Technology) à informatização de bússolas. Mange ajudaria Pelle a criar um sistema de navegação para a campanha e se tornar um membro da tripulação do desafio Sverige.
Isso foi há quase 50 anos, em 1976. Mange tinha apenas 27 anos e nunca hesitou em embarcar quando recebeu a ligação de Pelle. Mange se despediu de sua carreira de engenheiro depois que Pelle entregou a Mange sua passagem para o circuito profissional de vela.
Agora o círculo está completo, com Pelle P ganhando o Prêmio Magnus Olsson 2022.