Passeios de canoa havaiana desvendam belezas da Baía de Paranaguá

Compartilhar

Facebook
WhatsApp

Mar, rios, ilhas, praias desertas, manguezais, matas preservadas. Estes são apenas alguns dos cenários que podem ser percorridos a bordo de uma canoa havaiana na Baía de Paranaguá. Inspirado pele beleza da área de maior preservação da Floresta Atlântica no território brasileiro, o Passaúna Paddle Club inaugurou sua mais nova base na região, localizada no centro histórico de Paranaguá. A partir dali, zarpando das águas do Rio Itiberê, partem passeios para diversos pontos da região.

O Passaúna Paddle Club tem sede em Curitiba, no parque que lhe empresta nome, e é pioneiro na prática de canoa havaiana no estado, batizando sua primeira embarcação em 2015. A nova sede, em Paranaguá, conta com instrutores especializados em conduzir desde iniciantes até atletas com mais experiência. Oferece desde aulas avulsas, a partir de R$ 30, até planos mensais, semestrais e anuais. Remadas durante o dia, nas noites de lua cheia ou ainda para apreciar o nascer e o por do sol fazem parte dos roteiros.

Também conhecida como canoa polinésia ou Va’a, a canoa havaiana é a modalidade de esporte a remo que mais cresce o Brasil. A origem deste tipo de canoa é a região da Polinésia, no sul do Oceano Pacífico, em ilhas como o Havaí. Antigas tribos utilizavam estas embarcações para desbravar os mares e viajar de uma ilha a outra. Como foram criadas para navegar em alto mar, são muito estáveis e desenvolvem grande velocidade.

Para que a canoa navegue bem, é importante um trabalho de equipe: todos os remadores têm que trabalhar em sincronia, com os remos entrando ao mesmo tempo na água. Sincronia e um forte espírito de grupo fazem parte da prática.

A Baía de Paranaguá tem um grande potencial para o turismo ecológico e a prática do remo, como conta o instrutor responsável pela base de Paranaguá, Alex Salles. “Com a canoa havaiana, chegamos a locais belíssimos que são pouco visitados. Assim, aliamos o esporte a uma grande integração com a natureza”. Toda a prática é realizada com coletes salva-vidas e acompanhamento de instrutores especializados.

Entre os locais visitados nos passeios e aulas estão pontos paradisíacos como as ilhas da região (Ilha do Mel, das Cobras, dos Valadares, Cotinga e Piaçaguera, entre outras) ou ainda a ponta do Ubá. Neste percurso, golfinhos e guarás são companhias frequentes. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone: (041) 99792-4657.

Serviço: Base de Paranaguá do Passaúna Paddle Club

Informações: (041) 99792-4657.

Endereço: Praça 29 de julho, s/n – Centro – Paranaguá – PR

Compartilhar

Facebook
WhatsApp

Últimas