A equipe Holcim – PRB arrematou a Cape Town In-Port Race apresentada pela V&A Waterfront
A equipe Holcim – PRB (SUI) liderou a Cape Town In-Port Race apresentada pelo V&A Waterfront do início ao fim na Cidade do Cabo. Com o sol sul-africano brilhando na pista e a brisa do sul soprando de 15 a 18 nós, as condições não poderiam ser melhores para uma competição rápida e tática.
Uma configuração de três voltas na pista de corrida retangular testaria as habilidades de manobra de cada equipe nesses barcos IMOCA, que não são projetados para curvas fechadas, mas para ir rápido em linhas retas por centenas de milhas.
Enquanto o ambiente GUYOT – Team Europe (FRA / GER) cronometrou seu início perfeitamente para uma vantagem marginal quando o canhão disparou, foi a tripulação de Kevin Escoffier apenas a barlavento que foi mais rápida em colocar seu casco verde-azulado nos hidrofólios e lançar para um vantagem imediata e significativa sobre GUYOT e o resto da frota.
Enquanto isso, a Biotherm (FRA) got stuck on a race mark ficou presa em uma marca de corrida antes mesmo de o tiro de largada ser disparado. A tripulação de Paul Meilhat fazia todo o possível para desembaraçar o IMOCA da marca, enquanto a frota corria à frente deles. O tripulante Anthony Marchand saltou do barco e foi para a marca para proteger o casco Biotherm e as lâminas de qualquer dano com menos de 48 horas para o início da perna 3. Relutantemente, a equipe foi forçada a ir para o cais, marcando 0 pontos no Corrida In-Port.
“Infelizmente, alguns minutos antes da largada, batemos em uma bóia”, disse Paul Meilhat. “Estávamos no meio da frota e a bóia estava escondida pelos barcos à nossa frente, por isso só a vimos muito tarde e depois (fomos encurralados pelos outros barcos). foi uma bóia macia onde o florete fez contato. Precisamos verificar, mas estou confiante de que o barco estará bem para domingo – isso é o mais importante.”
Na primeira marca do percurso quadrado de três voltas, o Team Holcim – PRB havia se estendido para uma vantagem de algumas centenas de metros. Mais atrás estava uma batalha acirrada pelo segundo lugar, com a 11th Hour Racing Team (EUA) superando o ambiente GUYOT em um duelo simultâneo. A equipe americana de Charlie Enright subiu para o segundo lugar, com GUYOT agora tentando defender o terceiro lugar do Team Malizia (GER), logo atrás.
O Team Holcim – PRB alcançou uma vantagem de mais de 500 metros sobre o 11th Hour Racing Team, que por sua vez se estendeu bem nos barcos atrás. O Team Malizia pegou uma rajada que errou GUYOT e para a frustração do capitão Benjamin Dutreux, a tripulação de Boris Herrmann passou pelo barco europeu e subiu para o terceiro lugar na segunda volta.
Após 43 minutos de corrida, a tripulação de Escoffier comemorou uma vitória fácil a bordo do Team Holcim – PRB, terminando mais de dois minutos à frente de Enright, que marcou um sólido segundo para a 11th Hour Racing Team. O Team Malizia foi o terceiro e o ambiente GUYOT o quarto na linha de chegada, embora ainda dois pontos à frente do Biotherm, há muito retirado da In-Port Race.
“Estamos muito felizes”, disse o skipper Kevin Escoffier do Team Holcim – PRB. “Tivemos uma largada muito boa e corremos rápido, fazendo manobras seguras, indo direto e com velocidade. Foi muito instável com a Table Mountain atrás de nós, mas agora podemos apreciar a vista.”
Agora as equipes têm menos de 48 horas para garantir que suas mentes, corpos e barcos estejam totalmente preparados para o início da perna 3 e 12.750 milhas náuticas de aventura pelo Oceano Antártico até Itajaí no Brasil.
Resultados e pontos – Cape Town In-Port Race apresentado por V+A Waterfront
1. Equipe Holcim – PRB (SUI), 5 pontos
2. 11th Hour Racing Team (EUA), 4 pontos
3. Team Malizia (GER), 3 pontos
4. Ambiente GUYOT – Team Europe (FRA/GER), 2 pontos
5. Biotherm (FRA), 0 pontos
A classificação geral da série In-Port e da corrida está aqui. here.