Coque da bisa, capa da avó, os anos 70 da mãe e o esporte das filhas são inspirações da coleção Aprés Court que a marca curitibana desfila no PBFW
A memória familiar está no DNA da marca NovoLouvre, que nasceu no Centro Histórico de Curitiba, a partir da loja de tecidos Louvre pertencente ao avô da diretora-criativa Mariah Salomão, um ícone do comércio local na primeira metade do século passado. Desde 2021, o NL traz para suas roupas itens de performances focados na prática do tênis, em uma declaração de afeto à primogênita de Mariah, a tenista Maria Augusta. Tecidos tecnológicos e elementos como bolsos nas saias fazem a síntese entre a moda e a necessária funcionalidade de uma roupa esportiva.
Para o preview do Inverno 2025, que será desfilado nesta quinta-feira no Pátio Batel Fashion Walk (PBFW), além de peças de performance, a marca evoca o lifestyle da vida após a prática do esporte. Por isso, a coleção foi nomeada Aprés Court (“depois da quadra” em tradução livre). Os guarda-roupas da bisavó, avó e mãe de Mariah foram revisitados por meio de peças remanescentes e álbuns de família.
Além de tecidos tecnológicos utilizados anteriormente como o Emana e o Fluity da tecelagem Santa Constância, a marca traz para a coleção um tricot em viscose e poliamida. A sarja é usada no trench coat e a saia vem em algodão com alta quantidade de elastano, o que torna a peça usável dentro e fora das quadras. Elementos familiares às quadras como plissados, listras e letterings encontram tricots, botões e amarrações no estilo de uma mulher jovial que usa as fronteiras entre esporte, casual e contemporâneo para se divertir com a moda.
Como tem feito nas coleções passadas, o NovoLouvre traz acessórios que compõem o estilo dessa mulher com os pés no chão e no mundo fashion. Sapatos confortáveis substituem a dureza do tênis usados nas quadras de saibro, compondo com o uniforme que se transforma ao sair da quadra.
Além dos looks do preview de inverno, foram produzidas algumas peças especiais para o desfile que estarão à venda no showroom da marca, na Rua Trajano Reis. “Nos últimos 5 anos, nós ficamos dedicados ao ensino, à mentoria e ao varejo. Esse desfile marca o nosso retorno ao atacado de moda, como já fizemos no passado quando fornecemos para multimarcas de todo o país”, conta Mariah.
Sobre o NovoLouvre
Em 1935 foi inaugurada a loja de tecidos Louvre em Curitiba. Em 2007 a terceira geração da família lança o NovoLouvre, em um prédio do Centro Histórico construído por Miguel Calluf, fundador do Louvre. De lá pra cá o NovoLouvre apresenta a moda curitibana para o mundo. A vanguarda é a tradição.
Serviço:
Aprés Court – Preview Inverno 2025 NovoLouvre
Dia 29 de agosto
Pátio Batel Fashion Walk (PBFW)
Entrada mediante a convite
Showroom NovoLouvre: Trajano Reis, 36 – São Francisco
Fotos: Eyka NY
Bolsas: Elyane Fiuza