Espetáculo argentino “Tic-Tac, o Herói do Tempo” tem estreia nacional no Festin – Festival Internacional de Teatro Infantil do Paraná

Compartilhar

Facebook
WhatsApp

 

Peça da companhia Omar Avarez Títeres, de Buenos Aires, estreia no dia 7 de maio, às 19h30, trazendo delicados bonecos confeccionados a partir de objetos do cotidiano. Nova edição do Festin ocorre de forma online e gratuita de 30 de abril a 13 de maio

 A nova edição do Festin – Festival Internacional de Teatro Infantil do Paraná, já tem data para acontecer. O festival, cujas edições anteriores ocorreram em 2017 e 2019, na cidade de Cascavel, surgiu com o objetivo de oferecer espetáculos teatrais gratuitos para toda a população cascavelense, com apresentações em vários locais da cidade, como parques, praças, calçadas e salas de teatro. Devido à pandemia causada pela Covid-19, a terceira edição do evento precisou passar por alguns ajustes para que pudesse ser concretizada de forma segura e respeitando todos os protocolos solicitados pela OMS – Organização Mundial de Saúde, priorizando uma programação integralmente online e gratuita, que vai de 30 de abril a 13 de maio, com transmissão pelo perfil oficial do festival no Youtube.

“O formato é inédito, online e reúne todo o conteúdo artístico e de entretenimento com a qualidade já conhecida pelo público, que poderá conferir os espetáculos de todos os lugares do Brasil e também de outros países. Esperamos poder levar um pouco da magia dos palcos para todos as crianças e jovens que nos acompanham do outro lado da tela neste delicado momento de pandemia”, explicam Bruna Bayley e Cynthya Borges, produtoras do evento.

Entre os destaque na programação, está a estreia nacional do espetáculo “Tic-Tac, o Herói do Tempo”, da companhia teatral Omar Avarez Títerez, de Buenos Aires (AR), no dia 7 de maio, às 19h30. A peça traz a história de Tic Tac, um antigo relógio despertador que se vê ameaçado ao se deparar com novos itens tecnológicos que podem complicar sua existência. A história é contada por meio de bonecos criados a partir de objetos do cotidiano, combinando projeções em stop-motion e propondo uma aventura romântica com humor e poesia visual.

 

Um festival programado para crianças de todas as idades

A programação do Festin reúne espetáculos especiais, que abordam a musicalidade, conscientização ambiental, valorização das lendas folclóricas, fantoches, entre outros temas, além de contação de histórias e momentos de interação com o público, com estreia agendada para o dia 30 de abril, às 20h, com a peça “Um Golinho Só”, da Cia Cornucópia de Teatro, de Ribeirão Preto (SP). O espetáculo conta a história da Vila da Pedra Quebrada, um vilarejo onde a água do riacho, que já foi cristalina e abundante, passou a ser suja e escassa. Tudo aconteceu após a chegada dos gananciosos. Mas, com os antigos habitantes do local dizem, resta acreditar que como o dia vem após a noite, a serpente sairá da terra e a água irá brotar do chão. No elenco, Adriana Scanavez, Cinthia Vendruscolo, Fábio Evangelista, Míriam Fontana e Thomas Férez.

 

No dia 1º de maio, às 10h, é a vez de “Era Uma Vez : Contos, Lendas e Cantigas, do Rococó Produções Artísticas e Culturais, de Porto Alegre (RS); que revisita as Lendas de Nossa Senhora Aparecida e do Negrinho do Pastoreio, abrindo espaços para trabalhar a elementos das Culturas Afrodescente e Gaúcha, além de trazer uma reflexão sobre o bullyng, trabalho infantil e aspectos que contribuem na formação da identidade, reunindo cantigas do Cancioneiro Popular Gaúcho e outras originais. No elenco, Henrique Gonçalves e Guilherme Ferrêra. Ainda no sábado (1º), às 16h,  a peça “Monstro e Cia”, da Cia Talagadá – Teatro de Formas Animadas, de Itapira (SP), conta a história de um menino hostilizado por outras crianças devido à sua aparência diferenciada. O jovem decide fugir e encontra abrigo em uma casa distante e assustadora, onde acaba encontrando moradores bem peculiares e se identificando com os novos companheiros, que o ajudam a redescobrir sua autoconfiança e a ressignificar a palavra “monstro”. No elenco, João Francisco Bozzi, Luan Martins de Freitas, Walner William Araújo Cintra e Danilo Alves Lopes.

Já no dia 2 de maio (domingo), às 10h, o “Brincante“, da Cia AristoClowntas, do Rio de Janeiro (RJ), traz o palhaço Muzzarela em uma situação irreverente. Ao chegar no teatro para assistir um espetáculo, Muzzarela senta na plateia e só depois se dá conta que ele é o artista, e que os espectadores estão ali para ajudá-lo a encenar a peça, com interatividade e ganhando cores e formas a medida que se desenvolve. No elenco, o ator Rafael Senna; Ainda no domingo (2), às 16h, é vez do espetáculo “A Fada, a Flor e a Princesa”, do Teatro da Pedra, de São João del Rei (MG), em que as contadoras de histórias transportam o público para um mundo fantástico de fadas, princesas, madrastas, príncipes, reis, rainhas e seres mágicos por meio de músicas, danças, poemas e brincadeiras. No elenco, Elis Ferreira, Fernanda Nascimento e Gheysla Nascimento.

A contação de histórias continua ao vivo no dia 4 de maio (terça), às 16h.

Na sexta-feira (7), às 15h, acontece a primeira Feira de Teatro Infantil do Festin, ao vivo, que consiste em uma rodada de negócios com organizadores e profissionais de festivais de teatro infantil, nacionais e internacionais, que trocarão experiências sobre a realização de seus trabalhos. A responsável pela estrutura da transmissão é a Bebe de Soares, uma das diretoras do Fita Chile, a feira mais importante de teatro infantil na América Latina. Ainda na sexta (7), às 19h30, estreia o espetáculo “Tic-Tac, o Herói do Tempo”, da companhia Omar Avarez Títeres, de Buenos Aires (AR), que combina delicados bonecos criados a partir de objetos do cotidiano com projeções feitas em stop-motion, propondo uma aventura romântica repleta de emoção, humor e poesia visual.

Tic Tac é um antigo relógio despertador que, todas as manhãs, dá corda em sua cativante coleção de relógios, em que momentos felizes estão guardados. De repente, ele se vê ameaçado ao receber um presente do ambicioso Wifi, um telefone muito moderno, que pot trás de sua aparência inocente, esconde interesses perigosos que podem complicar sua existência.

No sábado (8), às 10h, é a vez do musical “O Cravo e a Rosa – Uma Nova Canção”, do Grupo Paiol, de Arapongas (PR). Criado por Pedro Ziroldo, a partir da famosa canção infantil sobre o relacionamento do Cravo e a Rosa, na tentativa de mudar a  e traz a cultura do pé vermelho em suas músicas originais, poesias e jeito típico dos personagens. No elenco, Heriveuto Souza, Jusciléia Amaral, Michele Nakajima, Pedro Ziroldo e Valdecir Ferreira. “Vida Seca” é o próximo espetáculo a ser apresentado no sábado, às 16h, da CIA Manipuladora de Formas Etc I Tal, de Vavegantes (SC). Inspirado livremente na obra “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, o espetáculo conta com a tradicional técnica de bonecos de luvas, trazendo personagens abalados pela seca e obrigados a migrar em busca de água, tendo que lidar com a fome e a opressão. No elenco, Didval Batista e Morgana Rodriques da Rosa.

Já no domingo (9), às 16h, o misterioso espetáculo “Yaga – Uma História Para Crianças Corajosas”, da Severina Cia de Teatro, de Pindamonhangaba (SP), que gira em torno do conto russo “Vasalisa, a sabida”, adentrando em uma floresta escura, repleta de desafios e magia rumo à casa da bruxa Baba Yaga, que guarda o fogo especial que as personagens tanto precisam. No elenco, Amanda Leite Atriz, Hérica Ferreira, Laila Romeiro, maria da Conceição Oliveira e Raíssa Lorena Corrêa Araújo.

 

“A arte tem a capacidade de nos transportar para outro universo, de fazer com que os problemas sejam esquecidos por alguns minutos e, com os ajustes impostos pela pandemia na realização de eventos, temos a oportunidade de levar essa programação especial para todo o Brasil. São espetáculos teatrais, musicais, contação de histórias e outros conteúdos culturais de qualidade voltados para toda a família e disponíveis gratuitamente”, finaliza Herica Veryano, diretora pedagógica do Festin.

Os espetáculos ficam disponíveis no canal oficial do festival no Youtube até o dia 13 de maio.

Festin – Festival Internacional de Teatro Infantil do Paraná tem patrocínio da Syngenta, apoio do Cascavel JL Shopping e da Amazona Network, com a realização de Bruna Bayley e Cynthya Borges. A apresentação é do Ministério do Turismo e da Secretaria Especial da Cultura. Mais informações podem ser conferidas no site oficial (www.festimparana.com.br) ou pelas redes sociais oficiais do evento: Facebook | Instagram.

Programação:

30 de abril  a 6 de maio– 20h – “Um Golinho Só” – Cia Cornucópia de Teatro, de Ribeirão Preto (SP);
1º a 6 de maio 
 10h- “Era Uma Vez : Contos, Lendas e Cantias -Rococó Produções Artísticas e       Culturais, de Porto Alegre (RS);
        16h – “Monstro e Cia”,da Cia Talagadá Teatro de Formas Animadas, de Itapira (SP);
2 a 6 de maio – 10h – “Brincante”, da Cia AristoClowntas, do Rio de Janeiro (RJ);
       16h – “A Fada, a Flor e a Princesa” – do Teatro da Pedra, de São João del Rei (MG);
4 de maio –        10h – Contação de Histórias;
7 a 13 de maio – 15h – Primeira Feira de Teatro Infantil do Festin;
    19h30 – “Tic-Tac, o Herói do Tempo”, da companhia Omar Avarez Títeres, de Buenos Aires (AR); 
8 a 13 de maio – 10h – “O Cravo e a Rosa – Uma Nova Canção”, do Grupo Paiol, de Arapongas (PR);
  15h  “Vida Seca” , da CIA Manipuladora de Formas Etc I Tal, de Vavegantes (SC);
9 a 13 de maio – 16h 
– “Yaga – Uma História Para Crianças Corajosas”, da Severina Cia de Teatro, de Pindamonhangaba (SP);

Sobre o Festin – O Festin surgiu em 2017, em Cascavel,  com o nome Festival de Teatro Infantil de Cascavel, em que apenas companhias teatrais do Paraná participaram, e consistia em oferecer espetáculos gratuitos para a população cascavelense, sendo em sua maioria, teatro de rua. Com a receptividade do público, uma nova edição foi realizada em 2019, com a participação de cias de todo o Brasil, promovendo espetáculos diurnos que aconteciam em locais alternativos, como praças, parques, escolas e instituições de apoio.

A terceira edição do Festin vai além e passa se chamar Festival Internacional de Teatro Infantil do Paraná. Com a pandemia do novo coronavírus, o evento se prepara para levar todo a sua bagagem cultural para o universo online, apresentando espetáculos online que podem ser conferidos no seu perfil oficial do Youtube de qualquer lugar do mundo, oferecendo uma programação especial e inédita.

Sugestões de Tag’s: Cultura, Arte, Festin, Festival Internacional de Teatro Infantil do Paraná, espetáculo, teatro, contação de histórias, Teatro Infantil, online, gratuito, online, gratuito,

Serviço
Festin – Festival Internacional de Teatro Infantil do Paraná
Data: de 30 de abril a 13 de maio
Gratuito
Cassificação:
 Livre
Canal oficial do Youtube
Apresentação: 
Ministério do Turismo e Secretaria Especial de Cultura
Patrocínio: Syngenta
Apoio: Cascavel JL Shopping
Realização: Bruna Bayley e Cynthia Borges
Site oficialwww.festinparana.com.br
Redes SociaisFacebook | Instagram

Compartilhar

Facebook
WhatsApp