Instituto Brincante apresenta oficina online gratuita para educadores, dentro das ações do Programa Guritiba

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

 Na programação do Programa Guritiba no mês de novembro, o Instituto Brincante – instituição fundada com intenção de unir o processo artístico ao pedagógico em torno da cultura popular brasileira –, é um dos convidados do projeto sociocultural para conduzir a oficina “A Arte Brincante para Educadores nos Espaços de Ensino e Aprendizagem – Um olhar para a cultura brasileira”, que ocorre nos dias 3, 10, 17 e 24 de novembro, das 19h às 21h, com transmissão pelo Zoom.

A “Arte do Brincante” foi o primeiro curso realizado pelo Instituto Brincante, desde 1993. A proposta era passar adiante o conhecimento adquirido por Rosane Almeida e Antônio Nóbrega em suas pesquisas e itinerâncias pelos mundos da cultura popular. Foi a partir da colaboração de uma grande educadora, Maria Amélia Pereira (fundadora da Casa Redonda), que o casal consolidou o brincante, ou artista popular, como referência em muitas das habilidades que um educador ou todo tipo de profissional pode precisar.

É com base nestes artistas que o Instituto Brincante absorveu ferramentas para desenvolver importantes qualidades: a consciência corporal, o ritmo (tempo musical, tempo interno e social), a consciência cultural do País em sua riqueza, complexidade e potência, organização do corpo no espaço, bem como a organização da palavra para trabalhos coletivos.

Sobre a oficina – Voltada para educadores, o curso oferece conteúdos práticos e teóricos para enriquecer o debate e as dinâmicas de inserção da cultura popular brasileira no cotidiano dos espaços educativos e culturais. Com quatro aulas, de duração média de 2 horas cada, entre os assuntos abordados estarão a Cultura Popular Brasileira (trajetória e ressignificação), a contribuição indígena (corpo, dança e movimento), a contribuição africana (música, ritmos, toques e toadas) e também a contribuição ibérica (estruturas poéticas e melódicas com as palavras).

Palestra “A Lógica do Sensível” – Além da oficina, o Instituto Brincante também oferecerá no dia 25 de novembro, a partir das 19h, a palestra “A Lógica do Sensível”. Durante muito tempo na história humana, o corpo foi escola, professor e aluno. Em todas as manifestações populares, o corpo brinca, se enfeita, diverte, agradece e está presente. E hoje? Como é a estrutura da nossa escola corporal? Como aprende o corpo? O que nos ensina nosso corpo? A palestra busca trazer práticas e reflexões sobre novas possibilidades de inserir as dinâmicas populares no nosso cotidiano de ensino e aprendizagem.

A transmissão irá ocorrer pelo Youtube e Facebook do Programa Guritiba e ficará disponível para consulta pelo período de 30 dias (até 25 de dezembro). Toda a atividade do projeto tem caráter gratuito.

Programa Guritiba é uma realização do Governo Federal, por meio da Secretaria Especial da Cultura, apresentado pela New Holland Agriculture, Caterpillar e Banco CNH Industrial, com patrocínio da Fibracem e Novozymes, em parceria com o BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Laquila, Peróxidos do Brasil, Merco, Berneck e Schattdecor. Acompanhe o programa pelas redes sociais, pelo Facebook e Instagram @programa.guritiba ou pelo site www.programaguritiba.com.br. Toda programação conta com audiodescrição, assim como com intérprete de Libras.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Never miss any important news. Subscribe to our newsletter.

Deixe um comentário