We Are Bastards Pub promove tradicional “Seca Barril” em formato take away, com promoção especial de chopes artesanais
23 de dezembro de 2020Chocolate produzido em Curitiba recebe prêmio da Academy of Chocolate de Londres
23 de dezembro de 2020
O videoclipe de “Punhais Longos, Cortes Profundos”, da banda curitibana Sad Theory, foi censurado pelo Youtube nesta semana. Por decisão unilateral, a plataforma relatou que o vídeo foi removido por “celebrar ou incitar a violência contra uma pessoa ou um grupo” e por conter “material que incentive o ódio contra pessoas ou grupos com base na associação a minoria”.
O baixista Daniel Franco, autor da letra, comenta: “A música faz menção à ‘Noite das Facas Longas’, evento ocorrido em 1934, e que demonstrou, anos antes da Segunda Guerra Mundial e do Holocausto, os métodos assassinos do regime nazista, que culminariam nessas tragédias humanas. Não há nenhuma celebração ou apologia aos eventos ocorridos. Pensamos ser temerário o cerceamento da linguagem artística, feito de maneira tão mal fundamentada. Também não podemos deixar de alertar que atitudes como essa são o caminho para o totalitarismo, que buscamos denunciar com tanto afinco na letra da citada música”.
O álbum da referida canção é Entropia Humana Final, lançado em 2017. As letras tratam sobre diversos temas relacionados a tragédias humanas, como “Inanição”, sobre o Holodomor, o genocídio ucraniano por falta de alimentação; o país estava sob domínio do regime comunista de Stalin.
O Sad Theory foi formado no final dos anos 1990, contando com seis álbuns de estúdio e diversos shows pelo Brasil. Em 2021, o grupo de Curitiba pretende lançar um novo álbum, Léxico Reflexivo Umbral, cuja temática lírica é inspirada na conceituada série do Netflix, Black Mirror. A história da banda é permeada por letras com conteúdo de valor cultural, como o disco A Madrigal of Sorrow, que trouxe flertes com a obra “As Flores do Mal”, do poeta francês Charles Baudelaire.
O vídeo censurado pode ser conferido no Facebook: https://www.facebook.com/watch/?v=2372127849688507
Mais informações: https://sadtheory.bandcamp.com