Receita de sanduíche resgata tradição de trabalhadores cubanos nos EUA

Compartilhar

Facebook
WhatsApp

Clássico da gastronomia de rua, sanduíche tem mais de um século de história; Curitiba tem bar especializado na iguaria

 

 Uma tradição latina de décadas é destaque no bar Cubano, em Curitiba. O espaço, dedicado à gastronomia de rua de países da América Latina, celebra o sanduíche Cubano e toda sua história. Popularizado por trabalhadores cubanos nos Estados Unidos, o preparo com mignon suíno ganhou diferentes versões ao longo dos anos.

Por muito tempo, a cidade de Tampa na Flórida ostentou a criação do sanduíche entre os anos 1920 e 1930, levando o nome de Cubano por ter essa ligação com a cultura latina local. Porém, o pesquisador Andrew T. Huse, a professora cubana Barbara Cruz e o jornalista Jeff Houck (autores do livro “Cuban Sandwich:  History in Layers”, sem tradução para o português) revelaram uma trajetória ainda mais curiosa. Segundo eles, as primeiras receitas surgiram mesmo nos cafés noturnos de Havana ainda no século XIX – e eram consumidos pela elite.

Logo, a iguaria foi se popularizando e, com a imigração, chegou rápido nos estados mais ao Sul dos Estados Unidos, especialmente na Flórida. Buscando recriar com máxima precisão a receita de seu país, os cubanos acabaram difundindo o preparo por lá. O uso de ingredientes mais baratos, inclusive, foi crucial para as comunidades latinas nos anos 1950 e 60, com a chegada de refugiados com pouco dinheiro. O senso de comunidade também era representado na gastronomia. Essa cultura é tão forte que chegou a ser interpretada no cinema: em 2014, o filme “Chef” contou a história de um cozinheiro que vende o Cubano em food truck.

Levando a tradição no nome, o bar Cubano tem sua receita. O preparo leva mignon suíno marinado com especiarias, queijo suíço, presunto, pepino, molho de mostarda em um pão baguete. Há as versões inteiro (de 30 cm), saindo a R$ 32, e meio (15 cm), a R$ 18. “Com certeza é o carro-chefe da casa”, comenta Patricia Fregonese, proprietária do bar.

O Bar Cubano funciona de terça-feira a sábado, das 17h à meia-noite. A casa fica no tradicional Edifício Anita (Alameda Dr. Carlos de Carvalho, nº 15), no Centro de Curitiba. Mais informações no Instagram oficial da casa: @cubanocwb.

Compartilhar

Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário